A MÍDIA EM DEBATE
"Mídia sufoca pluralidade e suprime pensamento crítico"
Ao se autoproclamar formadora e porta-voz definitiva da "opinião pública", a mídia brasileira sufoca a pluralidade de visões e, na mão de poucos grupos familiares e políticos, suprime o pensamento crítico do debate nacional, avaliam Emir Sader e Marilena Chauí.
Verena Glass
SALVADOR - Um dos casos mais recentes e emblemáticos de um certo
desvario reinante na imprensa brasileira foi, segundo o sociólogo Emir
Sader, a afirmação de um graduado jornalista sobre os resultados das
eleições presidenciais de 2006: o povo, ao reeleger Lula, teria
contrariado a opinião pública.
Participante, junto com a filósofa Marilena Chauí e a jornalista
Tereza Cruvinel (TV Brasil) do debate Mídia e Democracia no Brasil,
atividade do Fórum Internacional Mídia, Poder e Democracia, que
acontece em Salvador, BA, entre os dias 12 e 14 de novembro, Sader
destrinchou as estratégias utilizadas pela mídia para impor à
população um papel de agente passivo na construção social, política e
econômica do país e no processo de supressão progressiva da democracia.
Citando os resultados de uma pesquisa recente do jornal Folha de São
Paulo, que constatou que seus leitores são, em absoluta maioria,
integrantes das classes A e B, com grande poder aquisitivo e cultura
de consumo, Sader destacou duas questões importantes: por um lado, o
jornal resume seu universo editorial em ser pautado e pautar a
"opinião pública" de uma determinada classe, buscando ser ao mesmo
tempo construtor e filtro do consenso e definindo "o quê, quando e
sobre o quê se fala".
Por outro lado, o liberalismo escamoteado de "liberdades" reduziu os
receptores das informações a consumidores, de olho nas possibilidades
de financiamento da industria de bens de consumo. Mais do que uma
imprensa privada, a mídia é mercantilizada, o que fragiliza a
democracia a partir do momento em que forma e conteúdo das informações
têm origem e direcionamento pré-estabelecidos pelo mercado.
Um problema maior, neste aspecto da supressão da democracia, está, de
acordo com Sader, na esfera do debate ou disputa de idéias. "Segundo o
pensador inglês Perry Anderson, quando a esquerda chegou ao governo,
tinha perdido o debate das idéias. Consultado, normalmente o povo é
favorável a idéias progressistas; mas não é consultado". A construção
da opinião pública não se dá, assim, a partir do posicionamento da
população, mas a partir das demandas do mercado, avalia Sader.
Na mesma direção, a filósofa Marilena Chauí aponta um fenômeno cada
vez mais comum na mídia: a relevância dada a preferências pessoais
(que música gosta, que filme viu, que perfume usa, que viagem fez) em
detrimento da colocação de idéias e reflexões quando se dá espaço ao
"debate público". Assim, a real opinião pública dá lugar à sondagem de
opinião, no sentido em que não se procura a expressão pública
nacional, refletida e pensada, mas se aposta nas "predileções".
O papel de refletir e pensar é usurpado pelos "formadores de opinião"
- analistas, acadêmicos, artistas, jornalistas. O jornalismo se torna
o detentor das plausibilidades, e os intelectuais, o operariado do
capital. O especialista é aquele que ensina a viver, a decorar a casa,
a cozinhar, a fazer sexo, a educar, o que faz do comunicador o
formador final da opinião pública.
O papel do poder público
Segundo Emir Sader, salvaguardar ou reconduzir a democracia na
imprensa passa a ser um papel do poder público, a partir da concepção
de que é o mais apto a desmercantilizar os processos de comunicação.
Neste sentido, desmercantilizar significa democratizar, defende Sader.
Este seria um dos principais desafios dos governos de esquerda: a
construção de canais públicos onde a diversidade tem espaço
obrigatório, e onde a mídia deixaria de ser a intermediária entre o
governo e a opinião pública. Para tanto, porém, é urgente que verbas
públicas de publicidade, principalmente das grandes estatais - no
fundo nada mais do que dinheiro da população -, deixem de ser canalizadas para sustentar os grandes impérios midiáticos.
"Tem de haver o fortalecimento dos canais e mídias alternativas, como
Carta Capital, Caros Amigos, Carta Maior, Le Monde Diplomatique -,
expressões da diversidade; a batalha das idéias é decisiva para o
futuro do Brasil. São as idéias que ficam, que dão ao povo consciência
de si mesmo", conclui Sader.
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