terça-feira, 13 de novembro de 2007

"Mídia sufoca pluralidade e suprime pensamento crítico" - fonte: http://www.agenciacartamaior.com.br

A MÍDIA EM DEBATE

"Mídia sufoca pluralidade e suprime pensamento crítico"

Ao se autoproclamar formadora e porta-voz definitiva da "opinião pública", a mídia brasileira sufoca a pluralidade de visões e, na mão de poucos grupos familiares e políticos, suprime o pensamento crítico do debate nacional, avaliam Emir Sader e Marilena Chauí.

SALVADOR - Um dos casos mais recentes e emblemáticos de um certo
desvario reinante na imprensa brasileira foi, segundo o sociólogo Emir
Sader, a afirmação de um graduado jornalista sobre os resultados das
eleições presidenciais de 2006: o povo, ao reeleger Lula, teria
contrariado a opinião pública.

Participante, junto com a filósofa Marilena Chauí e a jornalista
Tereza Cruvinel (TV Brasil) do debate Mídia e Democracia no Brasil,
atividade do Fórum Internacional Mídia, Poder e Democracia, que
acontece em Salvador, BA, entre os dias 12 e 14 de novembro, Sader
destrinchou as estratégias utilizadas pela mídia para impor à
população um papel de agente passivo na construção social, política e
econômica do país e no processo de supressão progressiva da democracia.

Citando os resultados de uma pesquisa recente do jornal Folha de São
Paulo
, que constatou que seus leitores são, em absoluta maioria,
integrantes das classes A e B, com grande poder aquisitivo e cultura
de consumo, Sader destacou duas questões importantes: por um lado, o
jornal resume seu universo editorial em ser pautado e pautar a
"opinião pública" de uma determinada classe, buscando ser ao mesmo
tempo construtor e filtro do consenso e definindo "o quê, quando e
sobre o quê se fala".

Por outro lado, o liberalismo escamoteado de "liberdades" reduziu os
receptores das informações a consumidores, de olho nas possibilidades
de financiamento da industria de bens de consumo. Mais do que uma
imprensa privada, a mídia é mercantilizada, o que fragiliza a
democracia a partir do momento em que forma e conteúdo das informações
têm origem e direcionamento pré-estabelecidos pelo mercado.

Um problema maior, neste aspecto da supressão da democracia, está, de
acordo com Sader, na esfera do debate ou disputa de idéias. "Segundo o
pensador inglês Perry Anderson, quando a esquerda chegou ao governo,
tinha perdido o debate das idéias. Consultado, normalmente o povo é
favorável a idéias progressistas; mas não é consultado". A construção
da opinião pública não se dá, assim, a partir do posicionamento da
população, mas a partir das demandas do mercado, avalia Sader.

Na mesma direção, a filósofa Marilena Chauí aponta um fenômeno cada
vez mais comum na mídia: a relevância dada a preferências pessoais
(que música gosta, que filme viu, que perfume usa, que viagem fez) em
detrimento da colocação de idéias e reflexões quando se dá espaço ao
"debate público". Assim, a real opinião pública dá lugar à sondagem de
opinião, no sentido em que não se procura a expressão pública
nacional, refletida e pensada, mas se aposta nas "predileções".

O papel de refletir e pensar é usurpado pelos "formadores de opinião"
- analistas, acadêmicos, artistas, jornalistas. O jornalismo se torna
o detentor das plausibilidades, e os intelectuais, o operariado do
capital. O especialista é aquele que ensina a viver, a decorar a casa,
a cozinhar, a fazer sexo, a educar, o que faz do comunicador o
formador final da opinião pública.

O papel do poder público
Segundo Emir Sader, salvaguardar ou reconduzir a democracia na
imprensa passa a ser um papel do poder público, a partir da concepção
de que é o mais apto a desmercantilizar os processos de comunicação.
Neste sentido, desmercantilizar significa democratizar, defende Sader.

Este seria um dos principais desafios dos governos de esquerda: a
construção de canais públicos onde a diversidade tem espaço
obrigatório, e onde a mídia deixaria de ser a intermediária entre o
governo e a opinião pública. Para tanto, porém, é urgente que verbas
públicas de publicidade, principalmente das grandes estatais - no
fundo nada mais do que dinheiro da população -, deixem de ser canalizadas para sustentar os grandes impérios midiáticos.

"Tem de haver o fortalecimento dos canais e mídias alternativas, como
Carta Capital, Caros Amigos, Carta Maior, Le Monde Diplomatique -,
expressões da diversidade; a batalha das idéias é decisiva para o
futuro do Brasil. São as idéias que ficam, que dão ao povo consciência
de si mesmo", conclui Sader.


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