sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Revolução mesmo quem quer fazer é o Dalai Lama - Blog do Mello - fonte: http://blogdomello.blogspot.com

Revolução mesmo quem quer fazer é o Dalai Lama

Desde que o mundo é mundo, ou desde que Buda é Buda, quando ele morre os monges caem na estrada, orientados por sonhos e sinais, à procura de sua reencarnação, que é sempre uma criança nascida mais ou menos na época do Buda morto.

Assim foi escolhido o atual Dalai Lama. Assim será escolhido seu sucessor, após sua morte. Ou seria. Pois o líder espiritual do Tibete está querendo cuidar da própria reencarnação, ainda vivo. Para evitar que a China (que invadiu e ocupa militarmente o Tibete) possa escolher seu reencarnado, o atual pensa em indicar, desde já, seu sucessor:

O líder espiritual afirmou que pensa a respeito da questão "há 20 anos" e que, além de analisar se deve escolher ele mesmo seu sucessor, pensa na possibilidade de que o futuro Dalai Lama seja eleito pelos monges budistas mais importantes.

A China já está protestando. Acusa o líder tibetano de violar a tradição:

"A reencarnação do Buda vivo é uma forma única de sucessão do budismo tibetano e segue rituais relativamente completos e convenções históricas", disse o porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Liu Jianchao.

Não foi perguntado ao ministro chinês por que então seu país não aceita a liderança do atual Dalai Lama, já que ele foi escolhido seguindo os tais rituais relativamente completos e as convenções históricas que Liu Jianchao defende.

É que ninguém é bobo de perguntar isso, porque não existe liberdade de imprensa na China, mas o mercado lá é imenso...


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: