quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A farsa de Annapolis (parte 1) - por Uri Avnery - fonte: http://blogdobourdoukan.blogspot.com/


A farsa de Annapolis

Uri Avnery disse*(1)


Olmert quer um “processo de paz” que não tem fim – conversas, reuniões, conferências, sem qualquer ação ou movimento, enquanto a ocupação prossegue, a anexação avança sempre, as colônias crescem, e evaporam as esperanças e as chances para os dois povos.


A conferência de Annapolis encaixa-se perfeitamente nesse esquema: declarações vazias, outra conferência sem resultados, um show sem sentido.


Há quem diga que o mais importante é conversar, porque “quem conversa não dá tiros.”


É uma ilusão perigosa. No nosso caso acontece exatamente o contrário: enquanto tantos conversam só por conversar, a ocupação aprofunda-se, o desespero expande-se e ganha espaço; e o tiroteio, de fato, nunca parou.


O fracasso de Annapolis pode, isso sim, servir de gatilho para a Terceira Intifada.

*Uri Avnery é membro fundador do Gush Shalom (Bloco da Paz israelense). Adolescente, Avnery foi combatente no Irgun e mais tarde soldado no exército israelita. Foi três vezes deputado no Knesset (parlamento). Foi o primeiro israelense a estabelecer contato com a liderança da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) em 1974. Foi durante quarenta anos editor-chefe da revista noticiosa Ha'olam Haze. É autor de numerosos livros sobre a ocupação israelense da Palestina, incluindo My Friend, the Enemy (Meu amigo, o inimigo) e Two People, Two States (Dois povos, dois Estados).

A íntegra de seus artigos encontra-se neste blog

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: