quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A farsa de Annapolis (parte 2) - por Uri Avnery - fonte: http://blogdobourdoukan.blogspot.com/


A farsa de Annapolis

Uri Avnery disse(2)*

Bush está falido. Para conseguir o que quer em Annapolis, teria de pressionar fortemente e obrigar Israel a dar os passos necessários: aceitar o estabelecimento de um verdadeiro Estado palestino, devolver Jerusalém Leste, restaurar a fronteira demarcada pela Linha Verde (com algumas poucas trocas de territórios), encontrar solução consensual para o problema dos refugiados.


Mas Bush não está em posição de poder pressionar Israel, mesmo que quisesse. Nos EUA já começou o período eleitoral, e os dois maiores partidos são como cães de guarda, para impedir que Israel seja pressionado.


Os lobbies judeu e evangélico, unidos aos neoconservadores, não deixarão passar impune sequer uma palavra de crítica a Israel.

A posição de Olmert é ainda mais fraca. Sua coalizão só sobrevive porque não há alternativa no Parlamento atual. À sua volta há elementos que em qualquer outro país seriam identificados como fascistas (por motivos históricos, os israelenses não gostam de usar esta palavra).


Seus parceiros o impedem de fazer acordos, por mínimos que fossem – ainda que Olmert desejasse chegar a algum acordo com alguém.


*Uri Avnery é membro fundador do Gush Shalom (Bloco da Paz israelense). Adolescente, Avnery foi combatente no Irgun e mais tarde soldado no exército israelita. Foi três vezes deputado no Knesset (parlamento). Foi o primeiro israelense a estabelecer contato com a liderança da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) em 1974. Foi durante quarenta anos editor-chefe da revista noticiosa Ha'olam Haze. É autor de numerosos livros sobre a ocupação israelense da Palestina, incluindo My Friend, the Enemy (Meu amigo, o inimigo) e Two People, Two States (Dois povos, dois Estados).
A íntegra de seus artigos encontra-se neste blog.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: