quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Eis o motivo da ocupação do Iraque - por Lameh Smeili - fonte: http://blogdobourdoukan.blogspot.com/


Eis o motivo da ocupação do Iraque

Lameh Smeili*

Os governos americano e iraquiano montaram um “plano estratégico”, de longo prazo, para justificar a presença militar ianque no país árabe. Segunda-feira, dia 26/11, George Bush e o premiê iraquiano Nuri el Maliki, assinaram, por vídeo conferência, um acordo chamado de “Princípios de uma relação de longo prazo entre o Iraque e EUA”.


Parece piada, mas é fato. É trágico e cômico. Neste documento, os americanos ficam responsáveis em proteger o governo local, de “golpes ou ameaças terroristas”, em troca do controle do petróleo e de contratos para a reconstrução do país, que devem ser assinados com empresas americanas, através de “licitações”.


Outro ponto de “interesse do povo iraquiano” é a redução das tropas americanas no Iraque de 160 mil soldados atuais para 50 mil já em 2008. Os militares americanos vão se concentrar em “bases fora das cidades”. A “segurança da população” passará integralmente para os próprios iraquianos.


O governo de Bagdã disse que já submeteu o “acordo” ao parlamento e que apenas o “bloco que segue o líder Al Sader é que se opôs”.


A própria Casa Branca divulgou o fato e a foto do momento da assinatura: o iraquiano pela tela de televisão e o americano sentado na mesa com a caneta na mão.
Enquanto isso o genocídio do povo iraquiano continua a todo vapor...


*Lameh Smeili é jornalista
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: