sexta-feira, 30 de novembro de 2007

SONINHA PARA PREFEITA DE SÃO PAULO - por Alexandra Peixoto

Sempre que estou no trânsito, seja de carro ou de ônibus, tenho a impressão que se estivesse a pé ou de bicicleta chegaria muito mais rápido ao meu destino. É impressionante quando, por exemplo, um ônibus enguiça na Av. Rebouças, quase chegando na Consolação, e simplesmente o corredor de ônibus para, tudo fica parado, para que, um por um, os outros ônibus possam sair de trás desse veículo enguiçado. Penso sempre nos donos de empresa, que devem, assim como a TAM, deixar a manutenção em último lugar na lista de prioridades.
Quando estou no carro, então nem se fala. Uma sucessão de buzinadas, fechadas, insultos, jeitinhos, fumaça, calor(porque não tenho ar no meu carro), e uma sensação de tempo perdido, de desperdício de vida. Ai me vem a lembrança de um artigo que li sobre como o prefeito de Paris está tentando resolver o problema de excesso de carros. Com uma idéia muito simples. Comprou milhares de bicicletas e as aluga para a população se locomover. São inúmeros pontos onde você pode alugar uma bike, e se locomover de uma forma muito saudável, tanto para quem pedala, como para o pedestre, quanto para a Mãe Natureza, que muito agradece.
Penso também, nesses momentos fatídicos e entediantes, sobre quando, finalmente, um político, prefeito ou governados teriam coragem e vontade políticas o suficiente para propor um abrangente projeto de ciclovias pela cidade de São Paulo. Seria realmente fantástico!
Eis que descubro algo bastante promissor, algo não, alguém: Soninha Francine.
Essa jornalista-comentarista esportiva-vereadora-ativista se meteu numa boa de uma empreitada: rompeu com o PT, desiludida, como muitos, com o excesso de conivência, complacência e omissão entre os pontos polêmicos que sempre o PT firmou opinião. Esses alinhamentos políticos com Sarney, Renan, Jobim, Sergio Cabral, Roberto Jefferson, essa corja de sanguessugas de sempre, realmente fez com que muitos petistas simplesmente desistissem.
Defendo o fim do mandato do Lula sem golpismos, e que o povo decida. Enfim, voltemos para a Soninha. Sei que a mulher é danada, brigona, defende o meio-ambiente, as comunidades carentes, os telecentros, as ciclovias. Tudo isso e mais um pouco. Tudo o que defendo também.
Ela está se filiando ao PPS(cujo presidente é Roberto Freire, para o qual fiz campanha quando este se candidatou a presidente em 1989 pelo PC do B, mas que agora anda meio contraditório, ambiguo, flertando com a direita descaradamente) e o partido quer lançá-la candidata à prefeitura. Bem, por tudo o que ela faz, e diz e por ser coerente entre uma coisa e outra, por ser mulher, além de ecologista, ciclista, humanista, por querer e fazer um mandato transparente e por exigir de seus colegas vereadores a mesma transparência que tanto os medra, por lutar pelos CEUS e Telecentros e sua revolucionária inclusão digital meu voto desde já é dela. Estou transferindo meu título para Sampa porque agora me sinto animada, me sinto instigada a participar dessa odisséia, dessa campanha, que tenho certeza será o que de melhor se apresentará como opção e o que de melhor pode acontecer a essa cidade em caso de vitória dessa cidadã guerreira.
MEU VOTO É DA SONINHA!
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: