quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A farsa de Annapolis (parte 3) - por Uri Avnery - fonte: http://blogdobourdoukan.blogspot.com/


A farsa de Annapolis

Uri Avnery disse (3)*

Mahmoud Abbas quer mostrar ao Hamas e às facções rebeladas de seu movimento Fatah que pode fazer o que o grande Yasser Arafat não conseguiu: ser aceito em pés de igualdade entre os líderes mundiais.


Tudo isso, portanto, poderia levar a uma grande conferência, a uma conferência quase histórica, se…SE TODOS estes desejos e esperanças não fossem só idéias vazias, palavras ao vento.


Nenhuma destas aspirações tem qualquer substância – e por uma razão bem simples: nenhum dos três figurantes tem qualquer capital que possa usar.

Mahmoud Abbas não pode afastar-se das condições fixadas por Yasser Arafat (cuja morte completou três anos esta semana). Um passo que dê, fora destes limites estreitos, e cai.


Já perdeu a Faixa de Gaza e pode perder também a Cisjordânia. Por outro lado, se ameaçar usar de violência, perde o que conquistou: a simpatia de Bush e a cooperação das forças de segurança de Israel.


Os três jogadores de pôquer sentar-se-ão e fingirão que jogam o jogo, mas ninguém ali terá um vintém para pôr na mesa.

*Uri Avnery é membro fundador do Gush Shalom (Bloco da Paz israelense). Adolescente, Avnery foi combatente no Irgun e mais tarde soldado no exército israelita. Foi três vezes deputado no Knesset (parlamento). Foi o primeiro israelense a estabelecer contato com a liderança da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) em 1974. Foi durante quarenta anos editor-chefe da revista noticiosa Ha'olam Haze. É autor de numerosos livros sobre a ocupação israelense da Palestina, incluindo My Friend, the Enemy (Meu amigo, o inimigo) e Two People, Two States (Dois povos, dois Estados).
A íntegra de seus artigos encontra-se neste blog.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: