sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Joe Sacco - Faixa de Gaza - Palestina



Sinopse: Em sua incursão pela Palestina, há cerca de dez anos, o jornalista e cartunista Joe Sacco visitou a Faixa de Gaza e Israel para relatar o que acontecia, de fato, dentro de uma das mais tumultuadas zonas de conflito do mundo.

Positivo/Negativo: Nascido em Malta em 1962, Sacco vem atraindo atenção por realizar reportagens, em forma de quadrinhos, sobre zonas de conflito ignoradas ou maltratadas pela cobertura das agências de notícia internacionais.

Assim, torna-se retratista e porta-voz dos oprimidos. Esse trabalho pode ser admirado no Brasil em álbuns anteriores de Sacco, também lançados pela Conrad: Palestina - Uma Nação Ocupada e Área de Segurança - Gorazde. Também há uma história sua na antologia Comic Book - O Novo Quadrinho Norte-Americano, da mesma editora.

Sacco é herdeiro do New Journalism, de Truman Capote e Tom Wolfe (vertente que pregou uma aproximação da reportagem com a literatura, e rendeu obras como o excelente A Sangue Frio, livro recém relançado no Brasil pela Companhia das Letras) e do Gonzo Journalism (linha fundada por Hunter Thompson, com textos escritos em primeira pessoa, descarada, despudorada e embriagadamente, em que a importância da parte literária supera a do jornalismo em si).

Por isso, o autor não cai nessa de isenção. Ele escolhe um lado deliberadamente, e desde sempre parece fazer a opção pelos que levam mais pancada, pelos que passam fome, pelos explorados, pelos oprimidos, pelos que têm a liberdade tolhida e, sufocados, tentam recuperá-la - mesmo que na marra.

Foi assim que conseguiu atrair a simpatia da esquerda com folga. No último Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, suas obras tiveram bastante saída no estande da editora - mesmo disputando espaço com gurus da chamada nova esquerda, como Luther Blissett, Hakim Bey e outros títulos da Coleção Baderna.

Essas duas vertentes de discussão sobre a obra de Sacco acabaram deixando de lado um terceiro aspecto: o de seus méritos como um quadrinhista que privilegia a informação. E o Universo HQ parece ser o lugar mais adequado para tratá-lo.

A arte de Sacco é em preto-e-branco, repleta de hachuras. Com um mínimo de descuido, beiraria o excesso, e a poluição visual seria inevitável, até porque há um detalhamento quase absurdo no cenário. Já os rostos de seus retratados são cartunescos, quase caricaturais.

Pois a simplificação que marca a caricatura pode parecer quase paradoxal quando posta lado a lado com o detalhamento do cenário. Não é. Em ambos os casos, o quadrinhista mostra que a informação está na frente.

Ao mostrar a estampa do tapete (página 60, primeiro quadro) ou a sujeira das ruas (61, último quadro), Sacco representa o ambiente por inteiro, tal qual uma fotografia. Já a cartunização dos rostos permitem-no passar mais sinteticamente a emoção dos seus entrevistados.

Não se pode deixar de notar que Sacco se auto-retrata sempre com óculos, o que impede que suas pupilas sejam vistas. Se os olhos são o espelho da alma, os óculos tornam-se uma forma de o jornalista tirar o corpo fora, e deixar que o leitor veja as situações com seus próprios olhos, e não com os do autor. É a isenção a que ele se permite.

Joe Sacco também é um mestre nas transições de quadro a quadro. São elas que dão ritmo ao texto abundante e que ilustram os comentários dos entrevistados. Apesar de ser uma leitura mais lenta que a normal, ela se torna recompensadora pelo volume inacreditável de informações que o autor consegue dispor em cada página.

Esse ritmo também é dado pela sinuosidade da diagramação dos recordatórios e do próprio letreiramento (no caso da edição brasileira, é preciso se louvar os méritos de Lilian Mitsunaga, em mais um trabalho irretocável ao manter as intenções originais do autor).

Se em si Palestina - Na Faixa de Gaza não traz novidades, repetindo os méritos dos dois álbuns anteriores, não se pode ignorar que essas obras são realmente surpreendentes - e as histórias relatadas continuam tão chocantes quanto emocionantes.

Como complemento, ao realizar jornalismo bem feito em quadrinhos, conseguiram expandir ainda mais as possibilidades de uma área geralmente tida como funcional apenas como depositório de super-heróis.

O fim, bastante abrupto, talvez seja a única ponderação a se fazer a respeito do álbum. A impressão que dá é que faltou uma página. É a mesma sensação que se repete no fim de diversos capítulos, mas que a continuidade do livro, mesmo que com outras histórias, apazigua.

De outra forma, é reconfortante que um autor de quadrinhos faça uma obra que não prima pelos finais fechados, nessa arte que tem como hábito narrativas para lá de convencionais.
________________________________________________________________

Palestina - uma nação ocupada, Joe Sacco
05/01/2007

Palestina - uma nação ocupada e Palestina – na faixa de Gaza são dois livros que reportam, em quadrinhos, a história autobiográfica do jornalista e cartunista Joe Sacco. Ele esteve entre 1991-1992 em Israel/Palestina para verificar “in loco” a situação e retratar o dia-a-dia dos palestinos, mostrando quem são, o que pensam, o que sentem, como vivem. O resultado foi uma excelente reportagem em quadrinhos, primeiramente publicada em uma série de nove revistas pela Fantagraphics Books e, posteriormente, editada como livro, em dois volumes. Sacco, na verdade, vem se firmando, com grande competência, numa área que passou a ser denominada de Jornalismo em Quadrinhos.
Para quem quer saber e entender um pouco do que acontece no Oriente Médio, uma boa dica de leitura são as edições brasileiras de Palestina - uma nação ocupada (Conrad Editora, 160 páginas, 2000) e Palestina – na faixa de Gaza (Conrad Editora, 160 páginas, 2003). A história autobiográfica do jornalista e cartunista Joe Sacco é uma reportagem em quadrinhos que tem o mérito de mostrar o "outro" lado da questão, até então ignorado pelas mídias tradicionais – jornais, revistas, televisão –, que apresentava somente o conflito na visão dos israelenses em detrimento dos palestinos.

De uma maneira criativa e original, Joe Sacco decidiu, entre 1991-1992, verificar "in loco" a situação e retratar em quadrinhos o dia-a-dia dos palestinos, mostrando quem são, o que pensam, o que sentem, como vivem. O resultado foi uma excelente reportagem em quadrinhos, primeiramente publicada em uma série de nove revistas pela Fantagraphics Books e, posteriormente, editada como livro, em dois volumes. Sacco, na verdade, vem se firmando, com grande competência, numa área que passou a ser denominada de Jornalismo em Quadrinhos.

Para narrar o conflito palestino e israelense, Joe Sacco pegou seu material de trabalho – bloco de anotações, gravador e câmara fotográfica – e passou algumas semanas em Israel, no auge da primeira Intifada, entre dezembro de 1991 e janeiro de 1992. Coletou histórias nas ruas, nos hospitais, nas escolas e nas casas de refugiados em mais de 100 entrevistas com palestinos e judeus. Presenciou violentos confrontos dos soldados com a população e entrevistou vítimas de tortura. Conversou com militantes, com outros já conformados com a situação, com velhos, mulheres e crianças.

Ao regressar aos Estados Unidos resolveu então divulgar o que tinha presenciado e ouvido durante sua permanência no Oriente Médio, misturando as técnicas de reportagem "em campo" com o jeito de "contar de histórias" dos quadrinhos. Palestina – Uma Nação Ocupada traz explicações históricas da Questão Palestina, mescladas com fatos do cotidiano, com depoimentos e representações do que acontece na região. O próprio autor se insere no enredo, retratando-se como um personagem. Já o segundo livro, Palestina – Na Faixa de Gaza, concentra mais nas condições de vida da população na Faixa de Gaza.

Depois de Palestina, Sacco publicou ainda Área de Segurança Gorazde – A Guerra da Bósnia Oriental 1992-1995, reportagem sobre a guerra na Iugoslávia, Derrotista, que traz material das viagens realizadas antes de Palestina para suas histórias, e Uma História de Sarajevo, para onde retornou em 1995.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: