segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Dilma será a sucessora? fonte: http://taogomespinto.blig.ig.com.br/

Jornal espanhol diz o óbvio: Dilma é a sucessora




O jornal espanhol "El País" vê Dilma como candidata natural à sucessão de Lula.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, poderia ser a "candidata natural" à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, na avaliação de reportagem publicada nesta segunda-feira na edição online do diário espanhol.

Para o jornal, Dilma, "de origem alemã, ex-guerrilheira durante a ditadura militar dos anos 1960, presa durante três anos e vítima de torturas, poderia ser a sucessora de Lula".

"Se isso acontecer, seria a primeira mulher a chegar à Presidência do Brasil", diz a reportagem, assinada pelo correspondente do jor-nal no Rio de Janeiro, Juan Arias.

"Segundo os analistas políticos, Lula, ao convertê-la em ministra da Casa Civil, em seu braço direito e ao também ter encomendado a ela seu grande projeto econômico, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) (...), catapultou-a a ser a candidata natural à sua sucessão, já que sua agremiação, o Partido dos Trabalhadores (PT), após a crise de 2005, quando por causa de escândalos de corrupção teve que demitir sua cúpula, não tem neste momento um candidato capaz de recolher a herança de popularidade de Lula", diz o texto.

A reportagem avalia que "somente a guerrilheira, que sucedeu José Dirceu, considerado o primeiro-ministro de Lula e que teve que se demitir ao ser acusado de ser o suposto responsável pelo escânda-lo de suborno aos deputados, poderia ter a força eleitoral" para a sucessão do ex-sindicalista.

O jornal comenta que Lula "já afirmou que não será neutro nas elei-ções de 2010 e que fará campanha a favor de 'seu candidato', cujo nome conserva 'in pectore', como fazem os papas com alguns car-deais".

"Hoje todos sabem que em 2010 será quase impossível que se eleja como sucessor de Lula alguém 'contrário a ele. Terá que ser um candidato com sua bendição", diz o jornal, afirmando que "tudo indica que Lula queira uma mulher, na linha do Chile e da Alemanha e das candidatas da Argentina e dos Estados Unidos".



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: