sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Governo saudita apóia condenação de mulher estuprada - fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/

Governo saudita apóia condenação de mulher estuprada;


Mulheres na Arábia Saudita
Jovem e amigo dela foram estuprados por sete homens
O governo da Arábia Saudita apoiou uma decisão da Suprema Corte do país de condenar uma jovem mulher vítima de estupro a pena de 200 chicotadas e seis meses de prisão.

O caso vem recebendo grande atenção no país e também no exterior.

A jovem de 19 anos foi estuprada em outubro de 2006 e condenada a 90 chicotadas por estar em um carro com um amigo no momento do crime, cometido por um grupo de sete homens.

Na Arábia Saudita, homens e mulheres são rigorosamente separados e mulheres apenas podem se relacionar com homens da família, além de terem de se cobrir dos pés à cabeça em público.

VejaAcompanhe a reportagem

O aumento da pena gerou protestos nos Estados Unidos, onde candidatos democratas à corrida presidencial americana pediram que o presidente George W. Bush pressione o rei Abdullah para reverter a decisão.

O governo Bush, no entanto, reluta em repreender o governo saudita, um dos principais aliados dos Estados Unidos no Oriente Médio.

A jovem recorreu da decisão e acabou tendo sua pena aumentada pela Suprema Corte, por "tentar influenciar o Judiciário por meio da mídia", segundo os juízes.

Leia mais: "Saudita estuprada por gangue é condenada a 200 chibatadas"
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: