sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Desembucha, Soninha! - por Bruno Ondei - fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Desembucha, Soninha!

Bruno Ondei, repórter iG em São Paulo (bondei@ig.com)
SÃO PAULO – A reportagem chegou à Câmara Municipal de São Paulo para entrevistar a vereadora Soninha Francine (PT). Ela estava em um evento realizado no primeiro andar do prédio. A encontrei correndo. “Vamos até ali, comer alguma coisa antes?” Pegou umas bolachas e voltou ao meu encontro.


Subimos ao seu gabinete. Sua sala, forrada de papéis, documento e jornais. "Vamos fazer a entrevista aqui ou prefere ir na laje?". Na laje!

Pulamos a janela de seu gabinete e saímos na laje do prédio da Câmara. O céu azul compunha o visual, que se abria para um Vale do Anhangabaú muito mais bonito de cima do que de baixo. Claro que era melhor filmar por ali!

“Você prefere fazer a entrevista em pé ou sentamos no chão?” No chão, é claro! E foi assim, sentada de pernas cruzadas na laje da Câmara que Soninha falou ao Desembucha! Impressiona o frescor e a simplicidade com que ela fala de política, drogas, televisão, sobre sua vida, enfim. Soninha, definitivamente, não é uma vereadora comum. Palmas para ela!

Você atualmente é vereadora em São Paulo, colunista em diversos veículos, presidente da ONG Instituto Gol Brasil, apresentadora da ESPN e mãe de três filhas. Como você divide o seu tempo com tantos afazeres?

(Risos) Dividindo muito mal. Hoje de manhã eu vi a minha filha mais velha e a mais nova, que moram comigo, pela primeira vez em quatro dias. Mas tudo bem, não estamos em litígio! (risos) Eu queria ter mais tempo com elas, elas queriam ter mais tempo comigo, mas tudo bem.

Eu diminuí muito a minha carga de trabalho na ESPN. Eu tinha um programa diário, mas agora faço somente de segunda e sexta-feiras. Chego muito mais tarde do que gostaria, não consigo mais participar da reunião de pauta, essas coisas. Quando chego lá agora, já está tudo adiantado, não consigo insistir na presença de um convidado, por exemplo.

Aqui (na Câmara Municipal de São Paulo) é onde eu trabalho mais, 10, 12 horas por dia, até de sábado. E falta ainda, viu. Eu estou sempre devendo uma resposta para algo, algum e-mail a ser respondido, presença em mil eventos onde eu gostaria de estar...Enfim, a divisão hoje é caótica, insustentável...Mas fazer o quê?

Com tanta coisa na cabeça, qual é hoje a sua grande paixão, profissionalmente?

É isso aqui, a Câmara, com certeza. E não é que eu seja apaixonada por política. Adoro política enquanto meio, para o que serve, o que a gente pode fazer para melhorar as coisas. Porque existe muita gente que está aqui no prédio porque ama a política em si. A comparação de forças o tempo todo é uma distorção violenta. Aqui as coisas acontecem muito mais com a intenção de derrotar o adversário político do que de garantir o melhor para todo mundo. É um mau hábito. Mas tirando isso, como a política te dá chances de fazer alguma coisa, nossa, isso me deixa muito feliz.

Fale um pouco dos seus projetos por aqui. O que você já conseguiu propor, aprovar...?

Cara, são muitas pequenas coisas. É difícil você conseguir como um vereador, logo de cara, uma grande conquista. Mas a gente teve um projeto de lei aprovado, por exemplo. Já apresentei uns 13 projetos, eu acho. Alguns por idéia minha, outros atendendo sugestões de pessoas. E um deles já foi aprovado.

Parece pouco, né? Mas é difícil aprovar um projeto aqui. As coisas demoram. Na verdade, tem que ser um pouco assim mesmo, você não pode fazer as coisas em ritmo de “toque de caixa”, tem que haver um certa demora para que tudo seja avaliado.

Agora, tem hora que entra a política, é óbvio. E não importa se o seu projeto é bom ou é ruim. A gente sugeriu a criação de um plebiscito para a aprovação do povo. Mas parece que o projeto vai ser aprovado somente pela metade, vamos ter que reescrever algumas coisas...É importante as pessoas poderem decidir as coisas.

Aqui em São Paulo, por exemplo, a prefeitura tem duas idéias para o trânsito da cidade, que é infernal: fazer rodízio o dia inteiro ou cobrar pedágio. Aí você chega para a população e fala: “Olha, uma das duas coisas vai ser implantada!. O que vocês preferem?”.

E tem também a questão do referendo, que depois que algo foi implantado, você chegar e perguntar: “E aí, você gostou do que foi feito?”. Como vai ter agora com o Estatuto do Desarmamento. O meu projeto explica na prática na verdade como tudo isso funcionaria...Foi uma vitória.

Existe também a possibilidade de você sentar-se com o executivo e discutir as coisas. Quando você vê que algo não está funcionando, você pode chegar e pedir uma reunião com um secretário. Vereador tem essa possibilidade ótima. Você pode pedir uma audiência com o próprio prefeito. Você chega para ele e fala: “Prefeito, vocês fizeram esse corte aqui para economizar um R$ 1 milhão”. Mas isso não é nada para São Paulo. E por causa dessa economia pífia vai prejudicar uma série de gente, como por exemplo, o fechamento dos Tele Centros (rede de internet gratuita para comunidades carentes). É uma coisa meio burra! Só porque fica vazio de domingo? Não interessa! Se só metade das pessoas vão lá aos domingos, é porque para essa metade é importante. E aí o prefeito reconhecer isso e dizer que você tem razão, é uma vitória, menor que seja. É muito legal.

Como é a sua relação com o prefeito José Serra?

É uma relação muito esclarecida, cordial. Já tomei a liberdade de pedir audiências com ele e tudo o mais. Primeiramente, aliás, a gente se encontrou por acaso em um evento, num camarote da prefeitura, e eu estava querendo muito tratar de um assunto com ele. Era sobre a questão no atraso do pagamento da lei de fomento ao teatro, que é quando a prefeitura investe direto em algo, no caso, o teatro.

Aí estava correndo a notícia de que a prefeitura iria acabar com a tal lei de fomento. Eu encontrei ele no Carnaval e disse: “Prefeeeeeeeito, que prazer, eu queria muito conversar a sério com o senhor algum dia!”. Aí ele falou: “Claro, eu te concedo uma audiência, é só pedir!”.

Aí a gente sentou, conversou e ele fez várias anotações. Algumas coisas ele discordou, mas o que ele concordou, ele mandou fazer. Então, no saldo, a conversa foi muito legal. Um vereador da oposição ser recebido e conseguir essa vitória é ótimo.

Outro dia eu fui com o Donato, vereador do PT, conversar com o presidente da CET. E a gente falou dos problemas que eram imensos e tal. E ele disse: “Que legal vocês virem aqui trazerem soluções!”. Ou seja, parece que as pessoas ficam na defensiva, se colocam como inimigos...Às vezes nós somos inimigos mesmo, não há acordo mesmo, mas às vezes tem...

E tem que ter mesmo, não? Só assim as coisas funcionam, não?

Claro! Eu prefiro fazes as coisas acontecerem, não ligo se o mérito vai ser ou não do prefeito. Cara, eu estou aqui para trabalhar pela cidade. Não é pelos meus eleitores, pelos do PT...É para trabalhar pela cidade toda.

E como você vem acompanhando essas denúncias em relação ao seu partido em âmbito nacional, você pode falar sobre isso?

Claro que eu posso falar. Eu quero que tudo seja apurado e, caso seja comprovado, que os culpados sejam punidos, por mais que essas coisas sejam difíceis de serem comprovadas.

É super doloroso, angustiante, triste, saber que é possível uma coisa dessas. Mas tem que tocar, não dá para querer isenção, imunidade para o meu governo, para o meu partido. Fico meio ressentida pelo fato de ter tido denúncias super graves no governo Fernando Henrique e que não tiveram um acompanhamento tão incisivo por parte da mídia. Como a história da emenda da reeleição. Falou-se tanto no pagamento de R$ 100 mil a cada um que aprovasse...

Eu sei que parece um pouco de pôquer isso, um revanchismo, “ah, você está me denunciando, vou te denunciar também”. Mas, pombas, agora dizem que tem a ameaça de uma crise institucional e que o Brasil pode virar uma Bolívia, um Equador.

Cara, mas a gente passou por isso no governo FHC, com nomes! Ministro tal pagou tanto para deputado tal para que ele votasse a favor da emenda da reeleição! É grave demais também! Então, me dói essa possibilidade, quero que seja investigado, doa a quem doer.

Há quanto tempo você se considera budista?

Eu decidi que eu queria ser budista desde 1998, mas desde 95 eu já vinha procurando mais sobre o assunto. Então, eu fiquei três anos curiosa, mas sem a intenção de virar budista. Só queria usar alguns recursos na minha vida para ser menos estressada.

Foi então que em 98, depois de alguma palestras, o que eu não concordava eu comecei a concordar, o que eu não entendia, eu passei a entender... Eu pensei: “Estou de acordo, vou ser budista”. Já tinha sido católica, não era mais, formalmente falando. Aí eu descobri que eu podia e queria ser budista.

O que o budismo trouxe de bom para a sua vida?

Cara, sempre me perguntam isso e eu tenho muita dificuldade para responder. Dar uma resposta objetiva, sem parecer papo furado. Mas lá vai: mudou a minha relação com todas as coisas. Com o meu trabalho, com as outras pessoas, basicamente, com dificuldades. O jeito que eu lido com dificuldades hoje é completamente diferente do que era. Algumas coisas que eu sempre soube, mas que colocar em prática era difícil. Saber é uma coisa, saber praticar é outra.

Hoje eu tenho noção que tudo é transitório. Eu posso estar aqui, no pior dia da minha vida, e amanhã eu sei que eu vou estar em casa tomando café e aquele outro dia vai ser apenas uma lembrança. É meio que isso aí, por exercícios de meditação, você acrescentar na sua vida coisas que você sempre soube. E acrescentar alguns outros parâmetros, agora sim, completamente fora da nossa lógica habitual. Hoje eu sou muito menos vulnerável aos problemas, à minha raiva. É lógico que eu também não sou Dalai Lama, não tenho raiva! (risos). Não é assim. Mas sem dúvida eu tenho menos medo, ansiedade, isso me domina menos do que antes. Essa é a grande mudança...

Tocando agora na polêmica da Revista Época. Você já sentiu algum preconceito em relação à entrevista que você deu? (na ocasião, Soninha afirmou à revista que fumava maconha)

Ah, mais de virem me contar do que eu sentir diretamente. Tem piadinhas que fizeram quando eu me elegi. Um vereador comentou, na verdade, e o assunto acabou espalhando. Ele falou: “Alguém vai ter que avisar para ela que não pode fumar na Câmara...”. Veja você! Aliás, eu não fumo mais, se é que isso faz diferença.

Mas a minha posição em relação a lei é rigorosamente a mesma. O que temos aí, a ilegalidade do comércio, causa um dano muito maior à sociedade do que o uso da maconha.

Então, houve essa piadinha... Até achei que esse vereador nunca fosse ser meu amigo, mas a gente acabou se dando bem. Eu, inclusive, preciso contar para ele que eu sei dessa piadinha dele... Um dia ainda faço isso.

Teve vereador dá última turma, que nem se reelegeu, que em discurso lamentou a minha eleição, como que pode alguém que defende as drogas se eleger. Tem essa idéia de que eu realmente defendo as drogas.

Em um momento você acabou num papel de “Soninha, a defensora da maconha”. Como você lidou com isso?

Ficar como defensora da maconha é super contraproducente para o que eu realmente defendo de verdade, que é a mudança da lei. Não é que eu quero uma lei a favor dos maconheiros, simplesmente, mas uma lei a favor da sociedade de uma forma geral.

Acho um absurdo o que você gasta de dinheiro, recursos materiais, bala de revólver!, para impedir que uma pessoa fume. A sociedade sofre uma barbaridade querendo impedir que uma pessoa fume ou compre maconha. As pessoas se matam por isso, é uma loucura. Dizer que eu sou defensora da maconha, portanto, é contraproducente.

O que mais me incomoda nessa história até hoje é que as pessoas não entendem o que eu estou dizendo. Claro, se elas acham um absurdo e não concordam com a mudança da lei, claro, tudo bem. Agora, se não entende nem o que diabos eu estou dizendo direito, como a gente vai discutir? Fora essa hipocrisia geral que me mata!

Por exemplo?

Quem nem agora, com a prisão do Edinho, filho do Pelé. Eu fico doente vendo como a imprensa cobre esta história, véio. Esse pessoal que escreve: “Edinho sucumbiu ao vício das drogas”. Internamente na redação todo mundo sabe que não é bem isso, que ele não é tadinho por ser viciado e tal.

Porque as pessoas assumem esse papel, entrevistam as pessoas, “vocês suspeitavam que ele era viciado em maconha?”, coisas ridículas. Cara que discurso louco!

E ele chegou a falar que é quimicamente dependente...

Então, a dependência da maconha acontece, é possível, tem gente internada e em tratamento. Claro que existe. É muito ruim quando você não consegue viver sem alguma coisa, tem essa dependência psicológica. Chocolate, mulher, automóvel, internet...Dependência existe, de maconha também.

Mas aí logo falam: “Ah, coitado do Pelé ter um filho viciado, um garoto que teve uma educação tão boa!”. Já mistura um discurso moral. Dependência existe. Se ele é mesmo, que se trate. Não podemos tratar isso como uma vergonha para a família e a imprensa tratar isso como vexame, é uma vergonha.

O pai de um menino desconhecido, quando sabe que o filho fuma, ao invés de pensar no bem-estar e querer tratar a dependência do menino, fica pensando somente na desonra. É desonra para uma família ter um filho diabético? Não, né? Mas com a maconha tem o diabo do viés moral e o próprio jornalista, que acabou de sair da faculdade, manter essa linha é demais. Não me conformo com os meus colegas.

Você tem algum projeto nesse sentido, pensa nisso?

Essa questão, num primeiro momento, é de âmbito federal, não é municipal, obviamente. Mas claro que tem muitas coisas que você pode fazer. São Paulo tem o Conselho Municipal de Álcool e Drogas, que reúne como todos os conselhos, representantes do poder executivo, tanto municipal como estadual, ONGs, empresários... E do legislativo, são três vereadores. Um indicado pela Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, um pela Comissão da Juventude e outro de Saúde.

E eu fui indicada pela Comissão da Juventude. Portanto, tem muita coisa para se discutir sobre álcool e drogas no municio. Desde a legislação para venda de cigarros até uma proposta do Doutor Renato Laranjeiras, que faz parte do conselho, de existir uma taxa para vender álcool. E que essa grana fosse direto para um fundo de combate ao álcool e as drogas. Você que contribui para o problema do alcoolismo vendendo cerveja, rum, pinga, o diabo que for? Então você paga uma taxa para que ajude a financiar campanhas educativas, preventivas e o tratamento quando for o caso.

Tem outro projeto de lei bacana, do Paulo Teixeira, do PT, obrigando todas as casas noturnas a terem bebedouros. Isso é redução de danos. A gente sabe muito bem: se você só tomar cerveja, vinho, vodka, a chance de você um surto alcoólico é muito maior do que se você intercalar com água. A água hidrata. Fora que a água é super cara na balada. Então, ao invés de o cara pagar quatro reais num água por estar com sede, é claro que ele vai optar pela cerveja, entendeu?

Então, isso é política municipal que você pode fazer, uma história de educação mesmo, de instruir um professor de escola pública a descobrir este tipo de problema no aluno, até mesmo na casa dele. E não aquele estereótipo, o “aluno rebelde”. Instruir o profissional da área de saúde...

Pergunta do internauta - Márcia Messias (João Pessoa – PB). O que você se a sua filha dissesse para você que está fumando maconha?

Essa é a pergunta que muita gente faz. Para começar, falando em relação ao que defendo: se eu soubesse que minha filha fumasse maconha, eu nunca acharia que isso é um problema da polícia, que é um problema da Justiça, que ela está contra lei. A lei não fala em fumar! Fumar não é crime, isso é muito louco. Parece até que eu estou fazendo a maldita da apologia. Não é isso! Como você pode dizer que é crime você fazer algo que te faz mal? Então o torresminho é crime...O que é crime? Portar, ter em casa, vender.

Então, primeira coisa, Márcia, para você entender o que eu defendo. Se eu soubesse que a minha filha fuma, como o comércio é ilegal, o que iria me perguntar é: da onde vem, com quem ela está se envolvendo, quais os riscos ela está correndo, em relação ao próprio comércio ilegal.

A segunda preocupação seria saber que efeitos isso está tendo na vida dela. Ela passou a trocar outras coisas para fumar maconha? Ela namora menos, estuda menos...? Se sim, isso é ruim. Está fazendo mal para a garganta dela, está rouca, com tosse que não pára? Isso seria muito ruim. Eu sempre digo isso, a gente não começa a criar um filho quando ela é adolescente, começa lá atrás. “Não põe o dedo aí, olha para atravessar...”

Então, não seria uma revelação, eu conheço elas. Minhas filhas nem bebem. Em casa, nunca se cultivou a idéia de que, para se divertir, tem que se encher a cara. Minhas filhas nunca viram a menor graça em tomar um porre. Nem tiveram vontade de experimentar maconha, são super “na boa” quanto a isso...Nunca seria uma revelação.

Pergunta do Internauta – Fernando Silvino Pontes (São Paulo – SP). De onde nasceu esse interesse tão grande por futebol?

Eu sempre fui apaixonada por esportes. A minha casa não era muito ligada em esportes. Minha mãe era mais intelectual, até gostava e tal, mas era uma negação como atleta. Meu pai também nunca gostou muito. Mas tinha o meu avô, que era super animado, fazia boxe, era faixa preta de caratê, fazia remo...Então, eu era a redenção dele.

Eu queria fazer faculdade de educação física, mas não fiz porque engravidei no terceiro colegial e tive que mudar os meus planos na marra. Mas futebol não era favorito, eu gostava de basquete e vôlei, que era o que eu jogava. Quando parei de jogar, parei de me envolver tanto e o futebol ocupou o lugar. Aí acabou ficando em primeiro lugar.

Quando eu comecei a ir no estádio de futebol, aí eu pensei: “Não tem comparação, é por isso que é preferência nacional”. Começou a ter uma outra importância na minha vida, domingo passou a ser um dia muito especial. Esperar pelas mesas-redondas! Domingo não era mais motivo de angústia. E passou a ser muito importante mesmo...

Na MTV eu era da galera do futebol, fiz programas de futebol, bem quebra-galhos, mas acabei ganhando mais espaço. Até que me convidaram para valer, para fazer parte de uma equipe de comentaristas, na ESPN Brasil. Aí fiquei...

Pergunta do Internauta – Laíssa (Salvador – BA). Você seria candidata à Presidência da República?

Sim!! Acho que todo mundo que tem sonho de criança de entrar na política, pensa em ser presidente, véio. Sinceramente. Não sei se um dia eu vou fazer isso, mas, cara, eu adoraria. Ou então ser prefeita.

Quero usar esses quatro anos aqui como uma faculdade, fazer o máximo que eu puder. Campanha eleitoral é um saco, é uma puta guerra, desleal, injusta, se você quer fazer as coisas certas é muito mais difícil do que fazer as coisas erradas. Mas eu adoraria ser prefeita, por exemplo. Só não sei se vou ter saco para tentar ser prefeita. Passar pela disputa interna do partido, depois pela própria campanha eleitoral em si...

Mas, se eu eu pudesse, tipo, agora, demorou!


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: