terça-feira, 18 de março de 2008

SERRA QUER O CAMPO DE TUPI PARA SÃO PAULO

por Paulo Henrique Amorim

. A Secretária de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, tem uma reunião com o IBGE ainda este mês.

. O objetivo é tomar o campo de Tupi para São Paulo.

. Segundo a lei, é o IBGE que determina que municípios recebem os royalties da exploração de um campo de petróleo em alto mar.

. E o IBGE concluiu que o Estado do Rio e municípios fluminenses devem receber os royalties da exploração de Tupi, segundo reportagem de O Globo, na pág. 25, de hoje (clique aqui para ler - apenas para assinantes do Globo).

. O super-campo de Tupi, como se sabe, ficou conhecido em novembro do ano passado e tem reservas de petróleo (de tipo leve, de boa qualidade) para levar o Brasil para o clube dos maiores detentores de reservas do mundo.

. O poço pioneiro fica a 286 km da costa sul da cidade do Rio de Janeiro, na camada chamada de "pré-sal".

. Com um bom binóculo, dá para ver de lá, na varanda de seu apartamento, a Luiza Brunet.

. É muito bom para não ser de São Paulo – pensa o presidente eleito.

. Que, por isso, pretende refazer a geografia e a geologia do Brasil.

. Serra quer tudo.

. Como presidente eleito, Serra tem todo o direito de trocar o comando do IBGE, da Agência Nacional de Petróleo e da Petrobrás.

. E trazer o campo de Tupi para São Paulo.

. E ser consagrado com 99% dos votos válidos no Rio de Janeiro ...

Em tempo: os cariocas e fluminenses jamais ouvirão o presidente eleito José Serra tocar nesse assunto. O presidente eleito não fala (clique aqui para ler o que Eça de Queiroz acha disso). A iniciativa solitária, isolada é de sua Secretária de Saneamento ...


Em tempo 2: Serra é um especialista em tapetão. Na moita, ele pediu à Organização Internacional do Trabalho, a OIT, para vir dar um pito no Sindicato dos Professores de São Paulo. O presidente eleito considera que os professores são os responsáveis pelo alto desempenho dos alunos das escolas públicas de São Paulo (clique aqui para ler sobre os resultados em matemática).

Em tempo 3: o presidente eleito sumiu. Há boatos de que esteja na Holanda e corre atrás de moinhos de vento. Clique aqui para ler sobre o outro sumiço do presidente eleito.

Clique aqui para ler "Não Coma Gato por Lebre".
fonte: Conversa Afiada

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: