terça-feira, 18 de março de 2008

"QUEIMA DO ARQUIVO" - O CANCELAMENTO DO SITE DE PAULO HENRIQUE AMORIM

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS LAMENTA "QUEIMA DO ARQUIVO" DE PAULO HENRIQUE AMORIM


POR LUIZ CARLOS AZENHA

FONTE: VI O MUNDO

SÃO PAULO - O presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, disse considerar "estranha" a forma com que foi tirado do ar o site "Conversa Afiada", de responsabilidade do jornalista Paulo Henrique Amorim.

Segundo Marcolino, um site é "jornalismo vivo" e a impossibilidade que os internautas têm, a partir de agora, de acessar os arquivos do que escreveu Paulo Henrique Amorim equivale a uma espécie de queima de arquivo.

Pensei a respeito e acho que isso equivale a ir até a Folha de S. Paulo e queimar todo o arquivo do jornal. É como se a Folha, por exemplo, impedisse a partir de agora que pesquisadores consultassem seus arquivos. Espero eu, Azenha, que Paulo Henrique tenha acesso ao que escreveu quando era contratado do IG e que transfira os arquivos que quiser para seu novo endereço.

PHA.bmp

O jornalista Paulo Henrique Amorim confirmou por telefone que foi demitido pelo portal IG por fax. De acordo com o jornalista, ele foi informado por volta das 17 horas de que o portal não mais hospedaria o "Conversa Afiada", que imediatamente sumiu do ar. Quem tentou acessar o site a partir daquele momento deu com a tela acima.

O jornalista disse que não poderia gravar entrevista por não ter consultado seu advogado.

Paulo Henrique Amorim, que também é repórter da TV Record, é crítico constante tanto de José Serra quanto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Também tem disputas judiciais tanto com o banqueiro Daniel Dantas quanto com o comentarista Diogo Mainardi, de Veja.

O "Conversa Afiada" lidera a votação do prêmio Ibest, promovido pelo próprio IG, na categoria Cidadania, sites de política:

conversa.JPG

O senador Eduardo Suplicy, do PT, lamentou o fim do "Conversa Afiada", apesar de não saber de detalhes sobre a decisão do IG.

Em uma recente enquete de Paulo Henrique Amorim, o senador Suplicy apareceu como o segundo mais votado na lista de "o mais petista dos tucanos", atrás apenas de Fernando Gabeira.

Ele informou ao Viomundo que sempre teve uma relação cordial com PHA, apesar das críticas recentes que recebeu no espaço.

Ontem o jornalista deu uma palestra a sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, José Lopes Feijó, disse "estranhar" a forma com que o Conversa Afiada foi tirado do ar. Disse que já enviou uma mensagem de solidariedade ao jornalista e que, se PHA confirmar que foi vítima de censura, a CUT pretende iniciar uma campanha "para entupir o IG de protestos".

O Portal Imprensa diz que Paulo Henrique Amorim foi tirado do ar por dar "baixa audiência, baseando-se em uma fonte anônima.

portalimprensa2.JPG

Tentei falar duas vezes com Caio Túlio Costa ou algum outro diretor do IG para confirmar a notícia. Deixei o número. A primeira ligação não foi retornada. Na segunda o telefone do IG não atendeu.

Por telefone, Paulo Henrique Amorim disse que, se há problema de audiência, "é do IG"; considerou "sacanagem" a nota publicada no Portal Imprensa e disse que pretende responder através de seu novo endereço, que entra no ar nas próximas horas.

De acordo com o jornalista, será em http://www.paulohenriqueamorim.com.br.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: