terça-feira, 18 de março de 2008

Por onde anda a famosa "mão invisível" do mercado global?

CRISE FINANCEIRA

Por onde anda a famosa "mão invisível" do mercado global?

Em artigo publicado no jornal Financial Times, o ex-presidente do banco central norte-americano, Alan Greenspan, admite que que os modelos econômicos com os quais o sistema financeiro trabalha são "insuficientes para determinar os rumos da economia". Segundo ele, crise financeira dos EUA é a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.

O ex-presidente do banco central norte-americano, Alan Greenspan, admitiu em artigo publicado segunda-feira no jornal Financial Times, que a famosa “mão invisível do mercado” (premissa básica dos ideólogos da desregulamentação do sistema financeiro) tem um pequeno problema: não funciona.

Greenspan disse que é impossível saber quantos meses demorará a atual crise financeira nos Estados Unidos e que os modelos econômicos com os quais o sistema financeiro mundial trabalha “são insuficientes para determinar os rumos da economia, diante do volume e da complexidade das variáveis existentes”. “Nunca seremos capazes de prever as descontinuidades do mercado financeiro. Elas são necessariamente uma surpresa”, admitiu. Ele definiu o atual momento como uma alternância de fases de euforia com momentos de retração”.

A crise financeira que os Estados Unidos vive hoje é a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial, disse ainda Greenspan. “A atual crise financeira dos Estados Unidos será verdadeiramente julgada como a mais grave desde o fim da Segunda Guerra Mundial”. Ela só chegará ao fim, acrescentou, quando o preço dos bens imobiliários se estabilizar. Até lá deixará numerosas vítimas. “O sistema de avaliação dos riscos atualmente em vigor será particularmente tocado”, admitiu Greenspan, que teme ainda pela sobrevivência da “auto-regulamentação financeira como mecanismo fundamental de equilíbrio do setor financeiro mundial”.

Em seu artigo, o ex-presidente do Federal Reserve não fez qualquer auto-crítica sobre sua gestão. Ele é apontado como um dos principais responsáveis por alimentar a bolha imobiliária nos EUA, ao reduzir continuamente as taxas de juros, como forma de manter a aceleração econômica mesmo em fases desfavoráveis.

A falência do banco Bear Stearn
O mais recente capítulo da crise foi o anúncio, segunda-feira, da grave situação do banco Bear Stearn, o que fez com que as bolsas despencassem no mundo inteiro. O banco de investimentos concedia financiamentos de longo prazo e fazia aplicações de curto prazo, especialmente no mercado de crédito imobiliário de alto risco. A crise desse setor atingiu o banco em cheio.

Após uma “injeção de liquidez” do Federal Reserve, o Bear Stern acabou sendo vendido para o JP Morgan por 10% do valor que tinha na Bolsa de Valores de Nova York, na última sexta-feira. É neste cenário que o dólar segue derretendo. Na segunda-feira, atingiu um patamar considerado impossível há bem pouco tempo: para comprar um euro era preciso desembolsar 1,59 dólares. A partir desses dados, cresce entre a maioria dos analistas, o temor de uma profunda recessão econômica nos EUA.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: