segunda-feira, 24 de março de 2008

Serra demitiu Paulo Henrique Amorim?

FOI SERRA QUEM ME DEMITIU ?

por Paulo Henrique Amorim


. O presidente eleito José Serra tem o hábito de ligar para os donos de empresas de comunicação e pedir a cabeça de quem dá notícias de que ele não gosta.

. Ele ligou duas vezes para o presidente da Record e pediu a minha cabeça.

. Deve ter ligado para o iG e a Brasil Telecom ...

. O CEO do iG, Caio Túlio Costa, um jornalista que se considera grão-vizir do “ombundismo” (*), deixou de ser presidente da Fundação Padre Anchieta, porque Serra o vetou.

. Jorge Cunha Lima, da Fundação Padre Anchieta e dono de um blog no iG (cuidado, Jorge, o Caio vai te tirar do ar ... faz um backup rápido), me contou, no restaurante Amado, em Salvador, que indicou Costa a Serra, para substituir Marcos Mendonça.

. Serra vetou.

. Estranho ...

. Costa e Serra são como unha e carne.

. Costa nasceu e se criou na Folha.

. E Serra e a Folha são uma coisa só.

. O irmão de Costa, Bob Costa, sempre trabalhou com Serra, foi Ministro da Secom para poder ajudar a campanha de Serra em 2002, e hoje administra uma parte significativa da minúscula conta de publicidade do Governo de São Paulo ...

. Caio Costa foi o primeiro a dirigir o Uol.

. E o primeiro chat do Uol foi com Serra.

. (Serra, como sempre, formulou teses que foram esculpidas na pedra da Acrópole de Atenas ...)

. Clique aqui para ler sobre a relação entre Serra e o Pacheco de Eça de Queiroz

. No momento, o presidente eleito enfrenta dois problemas interessantes.

. O Procurador Arnaldo Hossepian Júnior, do Ministério Público do Estado de São Paulo, acredita que os empreiteiros desrespeitaram o contrato para construir a Linha 4 do metrô – aquela da cratera – e andaram depressa demais, talvez para ajudar a campanha de Alckmin à Presidência da República.

. Clique aqui para ler a reportagem da Folha.

. Ou seja, um crime tucano, dos pés à cabeça.

. E o presidente eleito não se pronuncia sobre a matéria.

. Clique aqui para ler sobre as 29 perguntas que o Conversa Afiada faz sistematicamente ao presidente eleito sobre a cratera do metrô.

. Uma trigésima pergunta é sobre como ele pretende comprar ambulâncias para o Estado de São Paulo.

. Outro problema interessante é a privatização da Cesp.

. Como se sabe, o presidente eleito pretende fazer a privatização da espuma das usinas da Cesp.

. Já que ele não pode vender usinas que não se sabe se serão da Cesp.

. Clique aqui para ler no Estadão de sexta feira, página B6, que o ministro das Minas, Edson Lobão, não tem como garantir que Ilha Solteira e Jupiá continuarão a pertencer à Cesp, em 2015.

. Claro, o presidente eleito vai vender Ilha Solteira e Jupiá a quem acreditar que ele vai ser o Rei do Brasil e, em 2015, Ilha Solteira e Jupiá serão da Cesp...

. Um dos objetivos de Costa, ao fazer a “limpeza ideológica” (*2) dos meus arquivos no iG (clique aqui para ver como meu advogado, Marcos Bitelli, explica a ação judicial que me deu o direito de ir ao iG buscar o que me era devido – a minha produção intelectual ) era apagar no tempo e no espaço o que escrevi sobre o presidente eleito.

. Exercício inútil.


(*) Como se sabe, ombudsman no PIG é um oxímoro. Costa foi o primeiro ombudsman da Folha e acha que isso precisa estar registrado nos anais da História Contemporânea. Tanto que escreve livros sobre o assunto e reacende a chama do ombudsman sempre que pode – como fez recentemente no iG. Ombudsman no PIG serve para aliviar o complexo de culpa de editores inescrupulosos. Ombudsman na internet, nos portais, onde 99% do conteúdo é de terceiros, é uma inutilidade. Ou uma forma de fazer carreira acadêmica...


(*2) Professor da Casper Libero, Costa é um especialista em “jornalismo e ética” ... Não foi essa a primeira vez que Costa promoveu uma “limpeza ideológica” de arquivos num provedor da internet. Sobre isso, mais, depois ...

. Aqui vai uma breve antologia do que escrevi no iG sobre José Serra, que, como se sabe, tem menos chance de ser Presidente do Brasil do que o Vesgo do Pânico:

Fonte: Conversa Afiada
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: