segunda-feira, 31 de março de 2008

Colômbia quer internacionalizar o conflito

Por Luiz Carlos Azenha

SÃO PAULO - O jornal El Tiempo é o porta-voz oficial do governo da Colômbia. É aquele que publicou a foto de Raúl Reyes na selva com um ministro do governo do Equador, para em seguida se desmentir - quando ficou claro que se tratava do secretário-geral do Partido Comunista da Argentina.

Ainda assim é importante acompanhar o que diz o jornal para saber como age a diplomacia colombiana. Vazamentos para jornais são parte essencial da tática, uma vez que o governo de Álvaro Uribe conta com o beneplácito da mídia internacional. Tudo o que o governo da Colômbia vaza merece destaque. Do New York Times aos jornais do próprio Equador.

O governo colombiano está na defensiva. No sábado o México condenou duramente a violação do direito internacional, diante do fato de que estudantes mexicanos morreram no ataque ao acampamento das FARC no Equador, em primeiro de março. No relatório oficial da Organização dos Estados Americanos, o Equador acusou a Colômbia de usar armas sofisticadas, do arsenal dos Estados Unidos, no bombardeio.

Diante disso, a Colômbia se faz de vítima. Agora o DAS, que é o serviço secreto do país, alega que nos últimos anos advertiu os vizinhos sobre a presença de guerrilheiros das FARC em território deles 43 vezes, sem que medidas fossem tomadas. Sete alertas teriam sido feitos ao Brasil, quatro à Argentina, dois à Bolívia, quatro ao Peru, 16 ao Equador e 10 à Venezuela.

Ou seja, a Colômbia quer que os vizinhos lutem uma guerra que é dela. A guerra civil colombiana dura 40 anos. Os governos do país, ao longo destas quatro décadas, foram incapazes de resolver o conflito política ou militarmente. Não se pode dizer que a Colômbia não teve dinheiro para fazê-lo. Recebeu bilhões de dólares dos Estados Unidos, teve acesso às armas mais modernas e ao treinamento mais sofisticado para seus soldados.

Considere-se, além disso, que as fronteiras da Colômbia são difíceis de patrulhar. É selva. Era só o que faltava a Colômbia atribuir aos vizinhos a obrigação de garantir sua integridade territorial. É uma idéia absurda. Espertamente, o presidente do Equador, Rafael Correa, que a partir desta segunda-feira promete uma nova ofensiva diplomática, anunciou que pode simplesmente tirar as forças armadas da fronteira com a Colômbia.

A Colômbia quer internacionalizar o conflito desde que seja em suas condições. Equivale ao Brasil exigir que a Colômbia acabe com o trânsito de armas e drogas que saem daquele país em direção ao território nacional, caso contrário o Brasil se concederá o direito de realizar bombardeios em território colombiano.

É pouco provável que as relações da Colômbia com o Equador sejam restabelecidas em curto prazo, como pedia a OEA. O Equador considera entrar com uma ação no Tribunal Internacional de Haia pedindo reparações por conta das fumigações feitas pelo governo da Colômbia para destruir plantações de coca. Elas acontecem em território colombiano, mas causam danos ecológicos e de saúde à população que vive do outro lado da fronteira.

Fonte: Vi o Mundo


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: