terça-feira, 18 de março de 2008

Massacre de My Lai fazia parte de Diretriz do exército americano

Por Antônio Mello

Há 40 anos, em 16 de março de 1968, tropas americanas dizimaram a população civil da província de My Lai, no Vietnam. Foram centenas de pessoas mortas, na grande maioria idosos, mulheres e crianças, naquele que ficou conhecido como o maior massacre da guerra do Vietnam.

O massacre que durou várias horas de caça a sobreviventes, só foi interrompido por iniciativa de um piloto de helicóptero, Hugh Thompson, Jr., que vendo do alto a matança e o assassinato de civis feridos, pousou o aparelho e ameaçou atirar com as metralhadoras de sua própria nave contra soldados americanos.

Em 1970, um grupo de soldados foi indiciado e tudo ficaria por isso mesmo, como uma ação louca de um batalhão americano, se não viessem à tona novos documentos que mostram que My Lai não foi um acidente, mas era uma estratégia do comando americano na guerra do Vietnam.

Os documentos mostram que o general William C. Westmoreland, comandante supremo das forças americanas nos Vietnam, através da Diretriz 525-3, deixava claro que se devia respeitar a população civil, desde que não estivesse em áreas consideradas bases do Vietcong – o que era o caso de My Lai.

Do grupo dos acusados pelo massacre de My Lai, apenas o tenente William Calley, comandante do pelotão responsável pelas mortes foi indiciado e julgado.

Condenado à prisão perpétua, Calley foi perdoado dois dias depois da divulgação da sentença pelo Presidente Richard Nixon, cumprindo uma pena alternativa de três anos e meio em prisão domiciliar na base militar de Fort Benning, na Geórgia.

Leia também:

» Vídeo: A guerra do Vietnam como você nunca viu

» Vídeo: Guerra do Vietnam - Chuva Tóxica, o Agente Laranja

» Músicas que os americanos usam para torturar prisioneiros

fonte: Blog do Mello


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: