terça-feira, 29 de abril de 2008

FHC entregou o petróleo aos ban...queiros

Por Antônio Mello

Mais uma dos arquivos do jornalista Aloysio Biondi. Este artigo foi publicado na revista Caros Amigos, em março de 2000. E mostra a indignação do jornalista com o entreguismo do governo tucano de FHC.

O assunto é atual, pois trata da descoberta, à época, dos campos de Marlim e Roncador, exatamente como estão sendo descobertas novas reservas de petróleo agora. Só que o governo FHC, segundo Biondi, entregou de mão beijada um dinheiro que poderia vir integralmente para o país a “espertos” empresários:

(...)... o povo brasileiro, com as reservas de petróleo, e mais ainda, com os campos fantásticos descobertos pela Petrobrás, tirou a Mega-Mega Sena. Virou trilionário. Mas não sabe disso. O povo não sabe, o Congresso não sabe. Por isso, o governo FHC prepara-se para nova rodada de leilões destinados a entregar o petróleo brasileiro a multinacionais. Ou, mesmo, já vem entregando indecentemente o petróleo descoberto peta Petrobrás, que pertence efetivamente a cada cidadão brasileiro, a meia dúzia de empresários nacionais e banqueiros nacionais e estrangeiros. Exemplo? O fantástico campo de Marlim, com sua produção de 400.000 barris/dia, por exemplo, foi “repartido” agora com meia dúzia de sócios que se juntaram em uma empresa de fundo de quintal para... fornecer parte do dinheiro necessário para duplicar a produção. Essa operação já seria um assalto contra a sociedade brasileira, mesmo que os “sócios” realmente desembolsassem a cifra de 1,5 bilhão de reais para financiar sua parte no projeto de exploração de Marlim. Nem isso existe. A empresoca de fundo de quintal tem um capital bruto de 200 milhões de reais e foi formada – como narrado em nosso livrinho O Brasil Privatizado – apenas... para tomar 1,2 bilhão de reais emprestados no exterior, que obviamente a própria Petrobrás poderia obter. Um negócio da China, um assalto, uma mina de ouro, capaz de faturar centenas de bilhões de reais, entregue por 200 tostõezinhos fajutos. [Leia o artigo completo aqui, e aproveite para conhecer o site que preserva o trabalho do Biondi, que morreu em 2000]

Fonte: Blog do Mello

Leia também:

» Aloysio Biondi e a manipulação da mídia a favor de FHC

» Retrato do governo FHC, por ele próprio

» Quebra do Banespa foi cascata de FHC, Malan, Loyola, Franco e Serra


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: