segunda-feira, 14 de abril de 2008

A ultra-direita é coisa nossa

por Luis Nassif
No sábado à noite fui a um jantar com um grupo de amigos argentinos (recém-chegados de lá) e alguns brasileiros, com vinculação com o país. O relato que me fazem da situação política por lá é muito similar ao caso brasileiro.

Há uma nova elite que emergiu das privatizações. Têm a elite rural (que tem voz mais ativa que no Brasil). E uma aliança, que pegou fogo, entre a mídia tradicional cartelizada (basicamente em torno do El Clarin) e uma ultra-direita minoritária, porém vociferante, tentando a todo custo desestabilizar o governo.

As palavras de ordem são as mesmas dessa direita inculta brasileira. Levantam o fantasma de Fidel, das FARCs, de Chávez, atacam os programas sociais, praticam o macartismo mais inconseqüente contra quem não se alinha com eles.

Esse fenômeno do neoliberalismo concentrador, seguido de um populismo ou mesmo governos conservadores, mas com políticas sociais relevantes e, agora, a reação invocando fantasmas da guerra fria, está se alastrando por toda a América Latina.

É um elemento relevante para se analisar, na hora de prospectar o cenário político para 2010.

Não vai haver espaço para conciliação.

Fonte: Projeto BR - Blog do Nassif


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: