terça-feira, 29 de abril de 2008

NÃO EXISTE IRONIA POR ESCRITO

por Luiz Carlos Azenha

CAPA.jpg

Um fiel leitor deste site, jornalista, não entendeu direito o concurso que lancei recentemente com perguntas hipotéticas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Aprendi desde os tempos do Jornal da Cidade de Bauru que não existe ironia por escrito.

Por isso, explico.

Foi assunto do site, nos últimos dias, o fato de que a Secretaria de Educação do governo paulista vai reservar, este ano, seis horas semanais dos alunos da terceira série do segundo grau para "atualidades" - que caem tanto no ENEM quanto no vestibular. O curso terá como base o Guia do Estudante, da Editora Abril. Para efeito de esclarecimento, pedi à Secretaria que nos informe sobre como foi feita a escolha do Guia, quantos exemplares foram comprados, qual o tempo de duração do contrato e qual é o custo do material.

Um dos comentaristas do site informou, então, sobre a existência de um guia baseado em informações da revista Época e "com consultoria dos professores do Cursinho da Poli". Uma leitora, aliás, já me informou que não existe relação entre o cursinho e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com certeza o cursinho pretendia tirar proveito, no nome, da excelência da faculdade de engenharia da USP.

O guia está nas bancas, custa R$ 9,90, é da Editora Globo e, que seja de meu conhecimento, não é adotado em escolas públicas.

Portanto, estamos falando de dois "produtos": um - o Guia do Estudante da Abril - é oficialmente adotado e, portanto, sancionado pelas autoridades governamentais do estado de São Paulo; o outro - da Editora Globo - é oferecido em bancas.

O que me chamou a atenção no guia da Editora Globo é que, em minha modesta opinião, por expressar opiniões onde deveria haver fatos, corre o sério risco de induzir estudantes ao erro no ENEM e em vestibulares.

Deixo com vocês alguns exemplos, aqueles que mais me chamaram a atenção.

AMERICA_DO_SUL.jpg

SOBRE A CRISE DIPLOMÁTICA NA AMÉRICA DO SUL, O GUIA FAZ INTERPRETAÇÃO DE SONHO

CHAVEZ.jpg

DE NOVO, SOBRE CHÁVEZ, DÁ UMA INFORMAÇÃO INCORRETA: ELE QUERIA "CONCORRER" INDEFINIDAMENTE

BOLSA_FAMILIA.jpg

SOBRE O BOLSA-FAMÍLIA E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, O GUIA CITA "OS ESPECIALISTAS" SEM IDENTIFICÁ-LOS

chile.jpg

EXEMPLO DE SUCESSO: PARA QUEM? A PRESIDENTE DO CHILE SE ELEGEU FAZENDO CRÍTICAS E PROMETENDO REFORMAR O SISTEMA.

REFORMA_TRIBUTARIA.jpg

REFORMA TRIBUTÁRIA: SIMPLIFICAÇÃO GROSSEIRA DE UMA QUESTÃO COMPLEXA

O nosso ENEM hipotético é, pois, uma brincadeira envolvendo o mundo de acordo com a Editora Globo, no qual o governo baixa imposto e, se alguém reclamar, "prende e arrebenta" - como dizia o saudoso ex-presidente e general João Figueiredo.

Fonte: Vi o Mundo


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: