quarta-feira, 16 de abril de 2008

PiG TAPA POÇO DA PETROBRAS


por Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1070



Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista.



. O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, é um homem público sério, com uma folha inatacável de serviços prestados a esse país.

. Os baianos e brasileiros que conseguem olhar para além dos limites provincianos de São Paulo conhecem o seu passado e o respeitam.

. Haroldo Lima preside uma agência que tem tanta subordinação à CVM quanto à Sociedade Hípica Brasileira.

. Haroldo Lima estava num seminário, num recinto fechado, na Fundação Getúlio Vargas, e levantou a hipótese, já conhecida de uma revista especializada, de a Petrobras ter descoberto um mega-campo em frente ao litoral do Rio (*). (Clique aqui para ler a nota da ANP e acesse a World Oil).

. O Bom (?) Dia Brasil, imprensado pelo IBOPE, dedica cada vez menos espaço às sábias observações de Miriam Leitão com a escada que Renato Machado apropriadamente coloca para que ela possa subir.

. Miriam, como sempre, reproduziu o sentimento do PiG.

. Que se traduz da seguinte forma: a Petrobras do Governo Lula pode se tornar proprietária do terceiro maior campo de petróleo do planeta e isso é inadmissível.

. A Petrobras é um sucesso e isso é inadmissível.

. A sorte é o atributo da intenção, dizia um tal de Talleyrand.

. Ou seja, o sucesso da Petrobras no Governo Lula não é sorte – é resultado de trabalho, competência e isso a Miriam não pode aceitar.

. Nem ela, nem o PiG, nem os interesses que os dois representam.

. É bom não esquecer que o Farol de Alexandria, que ilumina a Miriam, queria vender a Petrobras, com o nome de Petrobrax.

. O Globo, a Folha e o Estado estão mais preocupados com um suposto vazamento do que com a hipótese espetacular de outra descoberta da Petrobras.

. O PiG quer transformar Haroldo Lima num criminoso.

. A CVM, o Ministério Público, a Polícia Federal, a Interpol, a CIA, o Mossd e a Corte Internacional de Haia foram mobilizados pelo PiG.

. O Globo, na primeira página, recomenda que Haroldo Lima renuncie imediatamente, segundo o coordenador do Ibmec, Jairo Saddi.

. Quem é Jairo Saddi ?

. Eu, Paulo Henrique Amorim, sugiro que ele renuncie ao cargo de coordenador do Ibmec, porque fala sobre o que não deve.

. O interessante é que o “mercado” do Brasil e de Nova York dá ao PiG a credibilidade que ele merece: acreditaram em Haroldo Lima e as ações da Petrobras subiram.

Em tempo: o Conversa Afiada daria um doce para saber se a Miriam e os redatores do PiG estão na ponta vendedora ou compradora de Petrobras.

(*) O PiG e especialmente a Globo, que tem o prazer masoquista de trabalhar contra o Rio, medem a distância entre o novo mega-poço e o continente brasileiro a partir do litoral de São Paulo. É um exercício tão útil quanto medir a distância a partir do litoral de Angola. Porque, se o novo mega-campo, chamado de Carioca, ficar perto do campo de Tupi, como o Tupi, fica em águas territoriais do Rio de Janeiro. A menos que Carioca agora sirva para designar quem nasce na cidade de São Paulo.

Leia o que o Conversa Afiada já publicou sobre o assunto:

CVM: A PETROBRAS NÃO É A BrOi

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1069

. O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) Haroldo Lima falou nesta segunda-feira, dia 14, sobre a descoberta de um campo de petróleo na Bacia de Santos, em uma área que fica em frente ao Estado do Rio de Janeiro.

. A área de que Haroldo Lima falou pode ter cinco vezes mais petróleo que o recém-descoberto Campo de Tupi, também em frente ao Rio de Janeiro.

. Depois das declarações de Haroldo Lima, as ações da Petrobras na Bovespa fecharam com forte alta de 5,6%.

. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) rapidamente se manifestou e pediu explicações (clique aqui - http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/04/14/petrobras_nao_
confirma_descoberta_de_novo_campo_de_petroleo-426831481.asp
).

. A CVM criticou Lima e disse que vai adotar providências (clique aqui para ler a nota da CVM - http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/04/14/
confira_integra_da_nota_da_cvm-426831657.asp
).

. A CVM, como órgão fiscalizador do mercado, agiu rápido.

. Mas vejamos outro caso: o da BrOi.

. Os colonistas do PiG já fecharam e anunciaram o acordo mais de cem vezes.

. Sobre esse caso, aliás, os colonistas do PiG só divulgam informações em off, informações sem dono.

. Até o ET de Varginha já falou.

. E a CVM não parece muito interessada em ligar alhos com bugalhos.

. Para a CVM, as oscilações da Bolsa com as ações da Brasil Telecom e da Telemar são manifestações dos fluxos e refluxos da Lei da Gravidade.

. A CVM interpreta as oscilações da Brasil Telecom e da Telemar como inocentes.

. Para a CVM, Naji Nahas e Daniel Dantas são uma combinação de Papai Noel com Irmã Dulce.

. Já que ela só vigia empresas e, não, acionistas.

. Com a Petrobras, a CVM é rápida e implacável.

. Com a BrOi, “me engana que eu gosto”.

Fonte: Conversa Afiada

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: