domingo, 13 de abril de 2008

Partidarismo compulsório

Por Eduardo Guimarães
Pausas para reflexão. Esse é um mal do qual padeço desde a juventude. É só eu ter um tempinho livre e a sós comigo para ser arrastado a processos reflexivos. Escrevo isto num desses momentos.
Para ser sincero, não escreverei nada que já não tenha dito aqui. Mas, periodicamente, repito, porque gosto de deixar claras minhas posições políticas, religiosas, enfim, todas, sempre em respeito ao leitor, que tem o direito de ler o que escrevo sabendo o que esperar de mim.
Direi agora sobre mais um dos vários direitos que nos estão sendo roubados pelo complô político transnacional da direita contra a esquerda, que se assenta na partidarização e na ideologização dos meios de comunicação de massa, em benefício dos interesses constituídos do diminuto grupo social que se beneficia da desigualdade terceiro-mundista.
A conjuntura política tem roubado de muita gente que coloca o interesse público acima do partidarismo político-ideológico o direito de criticar (construtivamente) o governo Lula. E há que notar que criticar é, também, uma forma de colaborar, desde que a crítica seja bem-intencionada.
Às vezes, porém, incomoda-me criticar apenas a imprensa e a direita tucano-pefelista, pois ninguém bom dos miolos irá negar que, enquanto não começarmos a eleger anjos, em qualquer governo sempre haverá o que criticar, e que criticar governos com honestidade é, mais do que um direito, um dever de todo aquele que queira merecer o título de cidadão.
Recuso-me, porém, a me debruçar sobre as deficiências do governo Lula enquanto essa súcia golpista, integrada pelas famílias Marinho, Civita, Frias e Mesquita, bem como pelo PSDB e pelo PFL, continuar sabotando o país ao tentar sabotar o governo Lula em vez de lhe fazer uma oposição decente e honesta.
Exercer a cidadania, este é o mote deste blog. Criei este espaço para incentivar as pessoas a tomarem atitudes, a conscientizarem-se de que o cidadão pode muito desde que conheça e exerça seus direitos. Ao convocar manifestações públicas ou ao fazer denúncia ao Ministério Público contra meios de comunicação irresponsáveis, tento mostrar que qualquer um pode agir, pois não passo de um cidadão como qualquer outro.
Eu gostaria de poder pressionar o governo Lula nos pontos em que acho que deve ser pressionado, de cobrar o que acho que deve ser cobrado, mas não posso. E os admiradores da imprensa golpista que vão tirando seus cavalinhos da chuva, porque não direi nenhuma dessas críticas ao governo petista numa conjuntura como esta.
Mas, às vezes, fico amargurado com a impossibilidade de exercer minha cidadania em sua plenitude. Se eu pudesse, a despeito de minhas preferências políticas, tratar de política, ao menos neste blog, com distanciamento, creio que estaria prestando um melhor serviço ao país. Ao me obrigar a agir partidariamente, a imprensa golpista rouba parte significativa da minha cidadania.

Fonte: Blog Cidadania.com

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: