sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Combate à lavagem de dinheiro

::

por Luis Nassif

Hoje, nos Estados Unidos, o Senado avançou sobre vários bancos acusados de lavar dinheiro de clientes. Entraram na lista gigantes como Morgan Stanley, Lehman Brothers Holdings, Citigroup e Merrill Lynch. Faz parte de uma ofensiva global contra os desvios dos fundos "hedge" e contra o crime organizado.

Os bancos suiços são os mais permissivos. Mas os americanos entraram no jogo.

Essa ofensiva é o sinal de que a Satiagraha não irá se esgotar em si. É um movimento global contra o crime organizado. E os serviços de repressão dos diversos países conseguiram se organizar para atuar em conjunto com essa praga moderna.

O sistema de varas especializadas e de ações interdisciplinares, somado às colaborações entre países, está conseguindo enfrentar de igual para igual esse modelo.

Por isso Gilmar Mendes não conseguirá segurar a chuva torrencial que vem por aí com sua peneira.

Da Folha Online

Os advogados do banqueiro Daniel Dantas --investigado na operação Satiagraha da Polícia Federal-- terão 120 dias para provar a origem dos R$ 535,8 milhões bloqueados no último dia 8, pela Justiça Federal, segundo o MPF (Ministério Público Federal). Se ficar caracterizada a origem ilícita do valor, o MPF formulará uma denúncia por crime de lavagem de dinheiro e o montante será encaminhado à União. "A Polícia Federal tem acompanhado as investigações e eu acredito que nos próximos quatro meses tudo esteja concluído. Caso não consiga reunir provas ou a origem do dinheiro seja comprovada, o bloqueio cai", afirmou Rodrigo de Grandis, procurador da República, responsável pela denúncia. Grandis realizou hoje uma coletiva de imprensa, logo após a publicação de reportagem da Folha sobre o bloqueio do fundo aplicado no BNY Mellon Serviços Financeiros. Há oito dias, Dantas pediu a transferência do montante aplicado do Opportunity Special Fundo de Investimento em Ações para a administradora.

Fonte: Blog do Luis Nassif

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: