segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CHÁVEZ: ESTADOS UNIDOS PRECISAM DE UMA CONSTITUINTE

::

por Luiz Carlos Azenha

da Agência Bolivariana de Notícias

Lisboa, 27 Sep. ABN -- O primeiro mandatário venezuelano, Hugo Chávez, avaliou neste sábado que os Estados Unidos precisam entrar em um processo constituinte "para impulsionar um novo modelo democrático", depois da crise financeira que atravessa a dita nação.

"Se eu fosse do governo dos Estados Unidos faria o mesmo que o Equador, entraria em um processo constituinte, em um novo modelo democrático", assinalou desde Lisboa, Portugal, onde está em visita oficial.

O presidente venezuelano pediu aos cidadãos estadunidenses que retomem as idéias do ex-presidente Abraham Lincoln, que definiu a democracia como "um governo do povo, pelo povo e para o povo", com o propósito de acabar com a ditadura imposta pelas entidades bancárias no momento atual.

Advogou que Barack Obama e John McCain, candidatos à presidência estadunidense, "entendam o momento histórico que vivem os Estados Unidos e que entendam que a culpa está dentro do próprio país".

Meu comentário: Pouco se falou, até agora, nas conseqüências para a política doméstica que a crise atual terá nos Estados Unidos. Sei que elas serão grandes. Estou quase certo de que crescerá um terceiro partido nos EUA, voltado especialmente para os eleitores que hoje se definem como "independentes" e que representam um bloco de 20 a 30% do eleitorado.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: