segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Trinta crianças são libertadas da escravidão no Pará

::

por Leonardo Sakamoto

Uma ação de fiscalização de trabalhadores do governo federal libertou 150 pessoas em Placas (PA), dentre elas mais de 30 crianças. O município fica na "Terra do Meio", no coração do estado, região que está sofrendo o impacto da expansão agrícola e da baixa presença do poder público para efetivar os direitos fundamentais. A operação, que começou no dia 17, contou com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego, da Policia Federal, da Policia Rodoviária Federal e do Ministério Público do Trabalho.

Eles estavam sujeitos a condições degradantes de habitação, alimentação e higiene. De acordo com a Superintendência Regional do MTE no estado, a maior parte das crianças estava doente, com leishmaniose ou úlcera de Bauru. “As crianças eram levadas ao trabalho para aumentar a remuneração, se sujeitando a todo tipo de situação. Tanto é que uma delas perdeu a visão por conta de uma queda", afirmou o chefe da fiscalização do Pará, José Ribamar Miranda da Cruz.

Os libertados, que atuavam na lavoura de cacau, já começacam o serviço devendo aos empregadores por terem que pagar equipamentos de trabalho e bens de necessidade básica. De acordo com as informações colhidas pelos fiscais, quem não cumpria as determinações dos patrões era ameaçado de morte.

Até agora, o montante estimado de direitos trabalhistas e salários a serem pagos aos trabalhadores está em torno de R$ 600 mil.

Fonte: Blog do Sakamoto

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: