terça-feira, 30 de setembro de 2008

No Rio, armações ilimitadas

::

por Marcelo Salles

Nesta segunda-feira (29/9), há seis dias das eleições municipais, o jornal O Globo dedicou largo espaço para que Fernando Gabeira (PSDB-PV-PPS) questionasse a veracidade da pesquisa Ibope, porque o instituto "tem contratos com o PMDB". A preocupação das Organizações Globo se explica: um segundo turno entre Eduardo Paes (PMDB) e Gabeira seria melhor para os negócios do que qualquer outra configuração, incluindo a indicada pelo último Ibope (Paes x Crivella). Estivesse o jornalão preocupado em fazer jornalismo, já teria impresso em suas páginas as denúncias de Chico Alencar (PSOL) e Paulo Ramos (PDT) sobre as contas que o Ibope possui do governo estadual (PMDB).

Vejam o emeio abaixo que acabo de receber do leitor Jurandir Paulo (é ele quem indica o filme acima, sobre o Gabeira):

Caro Marcelo,

Cresce uma grande suspeita de manipulação das pesquisas na eleição do Rio. É sentimento compartilhado entre muitos. No início do processo eleitoral estava claro que o candidato das organizações Globo seria Fernando Gabeira, representante da aliança PSDB/PV/PPS. É perfeitamente mensurável o extenso espaço que a mídia usou para fazer vingar seu nome, mas sem sucesso. Gabeira é o segundo candidato em rejeição, com pífios números na Zona Oeste e Norte, onde se concentra o grosso do eleitorado, e com a mais baixa renda. Tal fato levou a mídia a adotar o candidato Eduardo Paes, tucano, recém peemedebista, como seu. O governador Sérgio Cabral, artífice desta candidatura, recebe notório tratamento diferenciado na imprensa. Apesar de um péssimo governo, que enfrenta protestos e greves de funcionários públicos, com vários órgãos do governo inadimplentes com fornecedores, sérias denúncias, consegue evitar qualquer reportagem graças à fabulosa verba de propaganda que irriga os departamentos comercias de TVs, rádios e jornais.

Mas, nesta reta final, os institutos apontam um enorme crescimento da candidatura de Gabeira, já saudado com alegria pela mídia. Não para menos. Com isso, evitaria as chances no segundo turno de dois candidatos incômodos para a Globo e seus parceiros: Marcelo Crivella, representante da Record do Bispo Macedo, inimigo empresarial dos Marinho e Jandira Feghali, a candidata comunista.

Com o crescimento do nome de Gabeira, sinto como dever lembrar um fato. Para tal, fiz um vídeo. Nele, lembro que Gabeira voltou do exílio publicando livro onde narrava decepção de seu passado de guerrilheiro, que seqüestrou um embaixador. O livro até virou filme, com heróico personagem inspirado no atual deputado. Só que outro filme tem outra versão. Trata-se de "Hércules 56", de Silvio Dá-Rin, documentário com os que efetivamente fizeram o seqüestro de Charles Elbrick, em 1969. Nele, Gabeira não foi chamado. O motivo só é respondido nos extras do DVD, onde o diretor e Flávio Tavares, histórico militante que foi trocado pelo embaixador, afirmam que Gabeira não participou do seqüestro e seu livro foi "armado" de forma a levar a este entendimento. O filme pode ser visto no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=z8B3pu-9Xek

Fonte: Fazendo Media

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: