sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Barack Obama: de olho na Flórida

::

AFP
O democrata Barack Obama faz campanha na Flórida, um dos palcos decisivos da campanha
O democrata Barack Obama faz campanha na Flórida, um dos palcos decisivos da campanha

por Rosane Santana
De Boston (EUA)

Projeções com base no Mapa Eleitoral dos Estados Unidos, publicadas no site da insuspeita National Public Radio (NPR) - "a preferida da intelectualidade esquerdista bostoniana" - mostram que o republicano John McCain possui hoje 227 votos no Colégio Eleitoral, onde são necessários 270 para que um candidato seja declarado vencedor, enquanto o democrata Barack Obama está atrás com 222. McCain ganhou competitividade em estados onde Bill Clinton, Al Gore and John Kerry foram vencedores, nas últimas eleições, graças ao fenômeno Sarah Palin, que "moveu o mapa eleitoral", segundo analistas do NPR, mas já mostra sinais de esgotamento ante os efeitos da grave crise econômica que favorece aos democratas.

A escolha do presidente nos Estados Unidos é feita de forma indireta, através de um Colégio Eleitoral, onde cada um dos 50 estados americanos possui um peso diferente em relação ao número de votos. O total de votos em cada estado é arrematado pelo candidato vencedor na escolha popular, dia 4 de novembro, de acordo com o calendário eleitoral, repetido de quatro em quatro anos.

As projeções dão vitória aos republicanos em 25 estados, entre os quais se destacam o Texas, com 34 votos, e a Flórida com 27 votos. Em compensação, os democratas, cuja previsão, até o momento, é de vitória em 18 estados e no Distrito de Columbia, vencem na Califórnia, que possui o maior número de votos (55) e , no extremo oposto do País, o Estado de Nova Iorque, com 31 votos. Este é outro reduto democrata, ainda abalado com a derrota da senadora Hillary Clinton nas primárias do partido democrata, que escolheu Barack Obama.

Entre os estados onde é aguardada a vitória dos republicanos, 18 deles possui um quadro considerado consolidado - votam tradicionalmente com os conservadores - enquanto em sete o partido de McCain segue na liderança até o momento. Já os democratas têm certeza da vitória em 14 estados e em 4 estão à frente dos republicanos.

Dos 222 votos projetados, neste momento, para Barack Obama, no Colégio Eleitoral, a maioria é registrada em estados onde a vitória democrata é dada como certa, com base no histórico das eleições presidenciais americanas. O mesmo não acontece com McCain. Dos 227 votos prováveis que possui, boa parte ocorre num cenário em que os republicanos ganharam a dianteira com a migração de votos dos simpatizantes de Hillary Clinton, fenômeno reforçado com a entrada de Sarah Palin na chapa de McCain, mas que comeca a ser alterado, não se sabe em que proporção, com o impacto da crise econômica.

Analistas politicos da NPR afirmam que as eleições deste ano vão ser decididas em 12 estados. Em sete deles, que dão um total de 89 votos no Colégio Eleitoral, o resultado pode ser imprevisível: Colorado (9 votos), Michigan (17), Nevada (5), New Hempshire (4), Ohio (20), Pensilvânia(21) e Virgínia (13).

As projeções até agora indicam um cenário parecido com o da eleição de 2000. Naquele ano, Bush obteve 49,7% dos votos populares, enquanto o democrata All Gore ficou com 50,3%. George Bush terminou vencendo o democrata All Gore, por estreita margem de votos no Colégio Eleitoral - 271 contra 266 -, depois de suspeitas de fraude e pedidos de recontagem na Flórida, que levaram à decisão final do pleito para a Suprema Corte dos Estados Unidos.

O fato foi historicamente registrado pelo premiado filme Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, vencedor do Festival de Cannes em 2004, para quem Bush teria sido favorecido pelo governador da Flórida, seu irmão Jeb Bush, fato que atualmente é recordado com certa apreensão por democratas mais antenados.

Barack Obama afirmou na última semana que os democratas podem ganhar a eleição sem a Flórida (não parece tão certo assim), mas "seria mais fácil se ganharmos na Flórida. Se conquistarmos a Flórida, é quase impossível que John McCain vença", observou.

A um mês das eleições, a Flórida, segundo projeções do NPR, está inclinada a votar nos republicanos.

Rosane Santana é jornalista e reside em Boston.

Fonte: Terra Magazine

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: