terça-feira, 30 de setembro de 2008

Capitalismo Gângster

::

por Marcelo Salles

A quebra de algumas das maiores corporações privadas do mundo atinge a vida de milhões de pessoas. Mesmo assim, tem gente que acha que o culpado é o poder público. Tem jornalista que acha que só tem que investigar o poder público. Tem manual de redação que só recomenda investigar o poder público. Tem parlamentar que só ataca o poder público.

Enquanto isso, o poder privado vai crescendo, vai se articulando, vai se fortalecendo. Até chegar ao ponto em que passa a controlar o poder público. Mas é um controle que não aparece muito, sobretudo porque as corporações de mídia não mostram. De modo que os escândalos em empresas privadas vão e vêm, mas seus negócios continuam incólumes. Por exemplo: alguém aqui sabe quanto as Organizações Globo e o Jornal do Brasil devem em impostos? Estou falando de dívidas de duas empresas privadas junto ao poder público. São milhões de reais! Dinheiro que poderia estar sendo investido em casas populares, melhorias no atendimento de saúde, na educação fundamental, no saneamento básico... E quem é que está investigando isso? Onde está o Ministério Público? Onde estão os parlamentares que só atacam o poder público?

As crises do sistema capitalistas são cíclicas, isso já foi previsto há mais de um século por um sujeito chamado Karl Marx, compreensivelmente achincalhado pelos agentes desse sistema. Não faz muito tempo que Xerox, Enron, WorldCom e outras gigantes estadunidenses foram pegas com fraudando sua contabilidade para aumentar o valor das ações na bolsa. Isso foi em 2002 e os balanços foram adulterados entre 1997 e 2001, projetando um falso faturamento de US$ 1,4 bilhão.

Outro dia o "comentarista de economia" do Jornal da Globo disse que não faltava dinheiro, faltava confiança. Outro "especialista" disse que esse sistema, que eles chamam de "capitalismo financeiro", depende de duas coisas: confiança e liquidez. Ora, meu Deus do céu, pode dar certo um sistema baseado em confiança se a essência desse mesmo sistema é a busca pelo lucro a qualquer preço (incluindo mentir para ganhar dinheiro na bolsa e outras artimanhas que nada têm a ver com confiança)? Aprofundando: é aceitável um sistema que tem em sua base a exploração do ser humano?

Por fim, recomendo a leitura de "Capitalismo Gângster", do inglês Michael Woodiwiss (Ediouro). Como consta da capa do livro, você vai descobrir "quem são os verdadeiros agentes do crime organizado mundial". Um trecho (página 47): "Os norte-americanos adultos e profissionalmente ativos têm maior probabilidade de morrer jovens em conseqüência do crime empresarial organizado do que devido a qualquer outra forma de atividade criminosa". Porque além de fraudar a contabilidade, as corporações privadas jogam no mercado produtos prejudiciais à saúde e garantem sua imunidade corrompendo a fiscalização e comprando o silêncio da mídia grande.

Fonte: Fazendo Media

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: