sábado, 5 de julho de 2008

A História das Coisas - vídeo imprescindível, se ainda queremos salvar a Terra.


Como salvar o mundo, de cestinha em cestinha






Texto por Clarisse Cunha

Mariana me mandou isso de presente. A história das coisas. Ou poderíamos chamar de "a história assustadora do nosso dia-a-dia". (Ou como nós humanos somos absolutamente imprestáveis?...). Por um instante, me senti afundando na cadeira, querendo simplesmente desligar o computador e sumir da face da terra. Uma sensação de impotência, de culpa, de não há nada que se possa fazer pra mudar isso... Mas a verdade é que SIM, HÁ O QUE SE POSSA FAZER. Há milhões de pequenas (e grandes) atitudes diárias que todos nós podemos tomar.

Tipo este relato abaixo, por esta mesma que vos escreve:

Ontem eu estava no supermercado e me peguei analisando uma cestinha de plástico para prendedores de roupa. Então veja bem, eu fui ao supermercado sem razão, apenas porque queria comprar pão (que poderia ter comprado na vendinha da esquina ou mesmo ter feito com minha receita que em 20 minutos o pão está pronto). Após comprar o tal do pão, fiquei "passeando" nas alamedas de prateleiras pra ver se tinha algo mais que "precisava". Por que fiz isso? Sei lá porque fiz isso. É aquele tipo de coisa normal, que vai no automático. Tenho certeza de que todos me entendem. Pois bem, voltando à cestinha. Alguém me explica porque cargas d'água eu preciso de uma cestinha de plástico para prendedores de roupa?? Obviamente eu não preciso. A cestinha que tenho atualmente é ótima, fiz na minha primeira semana em Windhoek. Naquela semana eu não tinha trabalho, estava de férias, e meio que em lua de mel com o Mike e com a vida nova. Mas ele estava trabalhando, então passei os primeiros dias sozinha durante o dia--ora passeando nos arredores da casa, entendendo a vizinhança, ora investigando a minha nova casa. Então, numa tarde assim, besta como tardes podem ser, peguei uma caixa vazia de aveia, embrulhei com papel branco, peguei uma fita amarela que eu tinha, fui colando numa tentativa de fazer um design cool, aí peguei uma caneta preta e escrevi milhões de pegs pegs pegs pegs (=prendedores de roupa). E estava virou a cestinha para prendedores de roupa. Meio adolescente, mas e daí... ficou legal, e eu tomei gosto pela tal cestinha. Mas agora a fita amarela está caindo, a caixa está degringolada, e eu achei que podia comprar uma cestinha idiota de plástico. Não comprei ontem, não lembro direito porque. Mas após assistir ao videozinho acima, sinto que pelo menos uma cestinha de plástico não será consumida e descartada por esta família aqui. Pois bem, esse é um exemplo bem prático de como podemos mudar o mundo, de cestinha em cestinha, não? (sim, de forma otimista, mas ora pois... se eu não fosse otimista não teria nem tido cria...).

Ufa! desta me salvei.

The History of Stuff (em inglês) e no You Tube

Fonte: Blog Transitórios

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, muito legal este doc. Gostei muito da proposta do blog, parabéns.