quarta-feira, 30 de julho de 2008

A natureza do escorpião

____________________________________________________________________





por Eduardo Guimarães

Mais uma vez, a classe política vai se dando conta de que o governador de São Paulo, José Serra, é mesmo alguém que, como dizem por aí, é capaz de pisar no pescoço da mãe para atingir seus objetivos.

E o PFL é freguês de Serra, das maquinações do tucano para atingir seus objetivos políticos. Em 2002, o hoje governador tucano, que já naquele tempo diziam ter ascendência sobre um setor da Polícia Federal, usou essa polícia para detonar a candidatura da então candidata pefelista à Presidência da República, Roseana Sarney.

Agora, Serra fez de novo. Ele acaba de rifar Gilberto Kassab, o atual prefeito de São Paulo, que, segundo disse neste domingo um dos muitos porta-vozes do tucano na mídia (a colunista da Folha Eliane Cantanhêde), não tem mais chances na disputa pela prefeitura paulistana, pois apareceu na pesquisa com míseros 11% enquanto que Alckmin e Marta têm mais do que o triplo desse percentual.

A última pesquisa Datafolha mostrou que Geraldo Alckmin subiu alguns pontinhos e permite supor que essa subida decorreu, sobretudo, do desembarque de parte do eleitorado conservador paulistano das candidaturas de Kassab e de Maluf. Esse desembarque do eleitorado de direita certamente foi gerado pela “ameaça” constituída pela ascensão de Marta Suplicy. Não foi por outra razão que o jornal que trabalha politicamente para Serra, a Folha de São Paulo, passou a detonar o pefelista desde a tal pesquisa.

Não tenham dúvidas de uma coisa: a Folha é Serra até debaixo d’água. Ela vai para onde ele for. Suas denúncias baseiam-se nos interesses de Serra. Se passou a atacar Kassab, é porque Serra o descartou e mandou o jornal privilegiar Alckmin.

Em sua edição deste domingo, a Folha publica manchete de primeira página anunciando reportagem que afirma que Kassab “usou a prefeitura” para tentar “influir” na última pesquisa Datafolha. Vejam trecho da reportagem:

E-mail obtido pela Folha mostra que Gilberto Kassab (DEM) acionou pessoalmente a máquina da prefeitura na tentativa de influir no campo do mais recente Datafolha sobre a sucessão paulistana, no qual aparece em terceiro lugar, com 11%, atrás de Marta Suplicy (PT, 36%) e Geraldo Alckmin (PSDB, 32%).


Os resultados foram divulgados na noite de quinta-feira passada, 24 de julho. Às 19h02 de terça, 23, ao fim do primeiro dos dois dias de campo, Kassab enviou mensagem a 26 subprefeitos pedindo que, no dia seguinte, realizassem "ação" uma vez "identificado o ponto" onde os entrevistadores do instituto abordariam eleitores
(...).

O prefeito confirma ter mandado o e-mail, mas nega que o objetivo tenha sido melhorar seu desempenho na pesquisa -na qual recuou dois pontos. Segundo ele, tratou-se de "ação preventiva" para "evitar maldades" (...)

No sexta-feira, na Folha impressa, junto com a divulgação da última pesquisa Datafolha, que mostrava a transferência de votos de Kassab para Alckmin, e no portal UOL, durante todo o fim da tarde e durante a noite de quinta, o jornal paulista publicou reportagem que acusou o prefeito de São Paulo de preencher todos os requisitos para integrar a tal “lista suja” da AMB e de ter mandado fazer panfletos semi-apócrifos denunciando Marta Suplicy por integrar a lista. A reportagem, no entanto, omitiu os dez processos que Alckmin responde na Justiça, alguns envolvendo cifras de dezenas de milhões de reais.

Diante disso, só me restaria reproduzir a já surrada fábula sobre o Sapo e o Escorpião. Mas decidi poupá-los dela porque, em dias como os de hoje, vocês a lêem ou escutam com tanta freqüência, num mundo em que as “puxadas de tapete” são tão, digamos assim, corriqueiras, que seria até uma crueldade eu escrever de novo os detalhes sobre a natureza do escorpião.


Fonte: Cidadania.com


___________________________________________________________________________


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: