por Luiz Carlos Azenha
O senador John McCain tem uma vantagem de 4 pontos sobre o democrata Barack Obama em pesquisa do instituto Gallup encomendada pelo jornal USA Today. Na pesquisa, que tem margem de erro de + ou - 4 pontos, McCain aparece com 49% contra 45% de Barack Obama entre prováveis eleitores. Um mês atrás Obama tinha vantagem de cinco pontos.
A pesquisa foi feita de sexta-feira a domingo passados, quando Barack Obama encerrava seu tour pela Europa.
A pesquisa é o sinal mais claro, até agora, de que a viagem de Obama não deu os resultados desejados junto ao eleitorado americano - que é quem escolhe o presidente dos Estados Unidos.
Pesquisas diárias feitas pelo instituto Rasmussen - o chamado tracking poll - confirmam isso. No dia 26 Obama tinha 46% a 40%. No dia 27, 46% a 41%. Na pesquisa de segunda-feira, 45% a 42%.
Enquanto Obama viajava pelo Oriente Médio e Europa, John McCain fazia campanha nos Estados Unidos acusando o democrata de ter esnobado os eleitores americanos e de ser favorecido pela mídia. O novo levantamento do Gallup mostra que 32% dos entrevistados acham que McCain está tendo um tratamento injustificavelmente negativo da mídia e 39% acreditam que Obama tem um tratamento injustificavelmente positivo.
A mídia americana, de fato, trata Obama como um darling.
Como o voto não é obrigatório nos Estados Unidos, a pesquisa entre prováveis eleitores é considerada mais importante do que a entre eleitores aptos a votar.
Nesta, Obama mantém dianteira (47% a 44%) mas com vantagem menor do que há um mês (passou de 6% para 3%).
A taxa dos que acreditam que Obama não está preparado para ser comandante-em-chefe passou de 40% há um mês para 41% agora.
Como a margem de erro é de + ou - 4 pontos percentuais, a única certeza é que McCain não está morto.
Fonte: Vi o Mundo
___________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário