quarta-feira, 30 de julho de 2008

Governo dos EUA só contratou juízes contra o aborto e homofóbicos

______________________________________________________________

Por Redação Fórum

Três altos cargos do Departamento de Justiça dos EUA converteram dezenas de entrevistas de trabalho em interrogatórios políticos, que incluiam questões sobre o aborto e o casamento homossexual. Só eram contratadas as pessoas inequivocamente conservadoras, apesar dos cargos em questão serem "de carreira" e não de nomeação política, violando assim as leis federais.

Três ex-funcionários do Departamento de Justiça dos EUA violaram as leis federais ao contratarem juízes e fiscais com base em critérios políticos. Apesar de neste departamento também existirem cargos de nomeação política, a verdade é que os casos referidos enquadravam-se nos cargos de carreira, para os quais deviam contar somente o currículo e a experiência profissional dos candidatos.

Segundo um relatório do Inspector Geral da Justiça, "as provas demonstram que as violações não eram algo isolado, mas sim sistemáticas na sua natureza". Os candidatos que não fossem suficientemente conservadores, nomeadamente mostrando alguma simpatia pela legalização do aborto ou dos casamentos homossexuais, eram automaticamente excluídos.

A liderar o processo das contratações estava Monica Goodling, de 34 anos, cujo perfil de jovem conservadora lhe permitiu ascender rapidamente aos postos cimeiros do Departamento de Justiça.

Entre 2005 e 2007, Goodlong contratou juízes e fiscais na área da imigração, mas vetou candidatos com currículos impecáveis só porque tinham alguma conexão com o Partido Democrata. Outros com pouca experiência passaram no crivo da funcionária só por causa das suas posições conservadoras. O relatório do Inspector Geral da Justiça refere mesmo uma situação caricata: Monica Goodling franziu o sobrolho a um candidato que revelou admirar a secretária de Estado Condoleezza Rice (Republicana), avisando-o que Rice é a favor do aborto.

(Artigo originalmente publicado no site Esquerda.net)

Fonte: Revista Fórum

______________________________________________________________


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: