terça-feira, 29 de julho de 2008

CORRUPÇÃO: O PROBLEMA É A JUSTIÇA

__________________________________________________________________



O combate à corrupção pára aqui


CORRUPÇÃO: O PROBLEMA É A JUSTIÇA

por Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1322

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

“O sol é o melhor desinfetante.”
(Autor anônimo)


. A edificante contribuição do Supremo Presidente Gilmar Mendes à fuga do quadrilheiro Daniel Dantas teve um grande mérito.

. Escancarou para todos os brasileiros – a começar pelo meu amigo Medina, clique aqui para ler – que a Justiça no Brasil é para os ricos.

. A Procuradora Ana Luzia Amaral, que cogita seriamente de entrar com uma ação de impeachment contra o Supremo Presidente, fez um levantamento que comprova que o Supremo Presidente tem o hábito de dar habeas corpus a rico.

. É uma estatística irrefutável.

. Clique aqui para ler na Folha (da Tarde *) deste domingo.

. O Supremo Presidente gosta de rico.

. É uma singularidade, assim como a singularidade da rapariga loura do Eça era roubar.

. Gilmar Mendes gostar de soltar rico.

. Como diz Walter Maierovitch na Carta Capital desta semana – clique aqui para ler –, com uma lógica irretorquível: se rico vai ao Supremo e consegue habeas corpus, assim, rapidinho, numa boa, para que servem as instâncias inferiores ?

. A excelente repórter Sônia Filgueiras com Vannildo Mendes publicou neste domingo, no Estadão, reportagem esclarecedora.

. Clique aqui para ler “Maioria das ações da PF resulta em denúncia contra investigados – os entraves acontecem na etapa judicial dos processos, dizem procuradores da República”.

. “A procuradora regional Silvana Batini, do Ministério Público Federal do Rio, dedica seu doutorado ao estudo dos entraves na tramitação das ações e diz: ‘há uma banalização do uso do habeas corpus. Com esse instrumento, é possível levar muito rápido um processo às instâncias superiores’”.

(. Se o criminoso for rico, é claro.)

. É como conclui a reportagem de Filgueiras.

(. Como faz bem à saúde ler uma reportagem e, não, editorial travestido de reportagem, como fazem usualmente o Estadão, seus “jornalistas” e os congêneres do PiG.)

. Ou seja, a PF prende, o Ministério Público indicia e a Justiça solta.

. Ou segura o processo.

. Ou dá habeas corpus.

. A impunidade no Brasil tem um nome: a Justiça !

. A impunidade no Brasil tem um nome: Supremo Tribunal Federal !

. Não me surpreenderei se o João Pedro Stédile, do MST, fizer o que o STF e o Supremo Presidente não fizeram : justiça.

. Clique aqui para ler sobre a invasão de uma fazenda de gado, no Pará, debaixo das barbas da Governadora do PT, que Daniel Dantas “comprou” sem poder comprar, porque se trata de terra pública.

Em tempo: sinto muita falta das informações do “colonista” da seção “Mercado Aberto” (?), Guilherme Barros, aquele que deu o furo na primeira página da Folha (da Tarde *), de fora a fora, com a criação da “BrOi”. Por que será que ele não fala mais do assunto ? Procuro, procuro todo dia e ele não publica mais uma solitária linha sobre a rumorosa transação. Logo agora que suas informações seriam tão úteis ...

Em tempo 2: o colonista de Livros da Folha ( da Tarde *) e do Globo, Elio Gasapari, fez um “rolando o lero” neste domingo. Clique aqui para ler. Escreveu uma colona para defender a privatização de Sergio Motta e recomendar que o presidente Lula, aquele que tem medo, desfaça a patranha da “BrOi”. Gaspari acha que Motta cometeu erros “pontuais” na privatização. O que quer dizer isso, “pontuais” ? “Errinhos” ? “Coisa pouca” ? “Deixa isso pra lá”? Quer dizer que o Farol de Alexandria e seu “trator” fazem uma privatização sem instituições públicas que a controlem – e isso é uma coisa “pontual” ? Uma privatização feita com, por e para Daniel Dantas ? Uma privatização em que o Ricardo Sérgio de Oliveira, que foi caixa de FHC e do presidente eleito José Serra, dizia “isso vai dar m...” ? “Pontual”, meu ? Por que será que o citado colonista não fala em Daniel Dantas ? Por que Dantas financiou a empresa da filha do Serra ? Será por isso ? Clique aqui para ler sobre a empresa “Decidir.com Inc.”, registrada em Miami.

Em tempo 3: Sobre a aflição do Diogo Mainardi com a iminência de ir para a cadeia, por causa dos serviços que prestou a Daniel Dantas, veja como ele gaguejou na televisão: http://www.youtube.com/watch?v=Ho4KAV29YIM


(*) Já estava na hora de a Folha tirar os cães de guarda do armário e confessar, como fez a Folha, que foi “Cão de Guarda” do regime militar. Instigado pelo Azenha – clique aqui para ir ao Viomundo – acabei de ler o excelente livro “Cães de Guarda – jornalistas e censores do AI-5 à Constituição de 1989”, de Beatriz Kushnir, Boitempo Editorial, que trata das relações especiais da Folha (e a Folha da Tarde) com a repressão dos anos militares. Octavio Frias Filho, publisher da Folha (da Tarde), não quis dar entrevista a Kushnir.

Fonte: Conversa Afiada

__________________________________________________________________


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: