quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mas... e o Dantas?

____________________________________________________________________

Por Glauco Faria

Muito se falou na mídia sobre a troca no comando da Operação Satiagraha da Polícia Federal, com a saída de Protógenes Queiroz. A imprensona, que atacava o delegado por conta dos erros de português no relatório, endossando as críticas de Gilmar Mendes ao que ele considerava “excessos” nas investigações, de repente teve no mesmo um herói, que era substituído por conta de uma “operação abafa”, obviamente encomendada pelo governo. Coisas da mídia e quem quiser que interprete suas razões.

Mas pouco ou quase nada falaram sobre o substituto de Queiroz, Ricardo Saad. Pelo que Fórum apurou entre os entrevistados para matéria que estará em sua edição de agosto, o Ministério Público está tranqüilo em relação ao escolhido. O atual delegado foi o responsável pela operação que levou ao indiciamento de Edemar Cid Ferreira por lavagem de dinheiro e trabalha na Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros. Esteve à frente também da Operação Santa Tereza, que, dentre outros crimes, apurou as fraudes em concessão de empréstimos do BNDES, onde apareceu o nome do deputado federal Paulinho Pereira (PDT-SP).

Saad terá muito trabalho pela frente, já que o material apreendido na casa de Daniel Dantas deve desenvolver outras linhas de investigação e nomes novos provavelmente virão à tona, além daqueles que já constam no relatório da Polícia Federal. No entanto, hoje o delegado conta com bem mais recursos e um melhor aparato da própria PF. Não se sabe se isso é uma forma de responder às críticas - algumas veladas e outras vazadas - de Queiroz ou se há um esforço maior para fechar o cerco em torno de uma conexão de crimes que faria corar mafiosos de tempos idos e atuais.

Fora da mídia, Dantas deve ter algum sossego por enquanto, já que a conclusão da denúncia que chegará à Justiça irá demorar, no mínimo, seis meses para ser concluída. O cuidado é fundamental nessa fase, pois qualquer falha pode por tudo a perder, já que o jogo do “banqueiro” no meio jurídico é pesado. A conferir.

Fonte: Revista Fórum
____________________________________________________________________
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: