segunda-feira, 4 de maio de 2009

ESCÂNDALOS NO CONGRESSO - Mais lama no ventilador

::

Por Luciano Martins Costa

A imprensa não deu folga ao Congresso Nacional durante o fim de semana. O estopim que reacendeu o fogo das críticas aos abusos de parlamentares foi a entrevista do ex-diretor do Senado José Carlos Zoghbi e sua mulher, Denise, à revista Época.

Pressionado após a descoberta de que usava o nome de sua ex-babá, uma mulher simples de 83 anos, para dissimular o controle de cinco empresas que terceirizavam serviços financeiros no Senado, Zoghbi resolveu jogar lama no ventilador. A entrevista do casal, quase um bate-boca com o repórter, indica a existência de uma máfia que era coordenada pelo ex-diretor geral Agaciel Maia e tinha senadores como beneficiários.

Pelo que afirma Zoghbi, nomes lustrosos do Congresso levam vantagens em negócios obscuros e uma ampla rede de influências se espalha sob a coordenação de funcionários de confiança. Coincidentemente, esses coordenadores são alguns dos titulares das diretorias exóticas que transformaram o Parlamento numa festa de cargos comissionados.

Reserva moral

Os jornais deram seguimento a investigações a partir das denúncias do ex-diretor e levantam a tese de que parte do dinheiro obtido em contratos suspeitos foi parar no caixa de campanha eleitoral de alguns parlamentares.

Curiosamente, aqueles deputados e senadores que adoram aparecer na imprensa distribuindo acusações desapareceram no fim de semana. Ninguém ainda se atreveu a propor a criação de uma CPI para investigar o generoso sistema de terceirização de serviços no Congresso.

No meio do noticiário, destaque para a entrevista curiosa do deputado Fernando Gabeira à mesma revista Época. Apanhado entre os parlamentares que usavam e abusavam da distribuição de passagens aéreas a parentes e amigos, Gabeira declara que abre mão de ser a reserva moral do Congresso. Mas nem a revista nem o deputado esclarecem desde quando e por que razão Fernando Gabeira deveria ser considerado uma reserva moral.

É mais uma dessas idéias que alguém inventa, a imprensa reproduz e acaba virando verdade, até que alguém resolve perguntar: "por quê?"

Fonte: Observatório da Imprensa

::


Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

Ale, Veja se podemos divulgar:

http://www.anpr.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=17398&Itemid=125

Campanha “Ficha Limpa” apresenta balanço
A última mobilização atingiu 644.773 mil assinaturas coletadas para o projeto de lei de iniciativa popular que pretende modificar a lei de inelegibilidade.
28.4.2009
Qualquer cidadão ou cidadã pode colaborar com a Campanha Ficha Limpa. Basta imprimir uma cópia do formulário e coletar assinaturas em sua rua, bairro, trabalho, escola, universidade entre tantos outros locais, sempre explicando sobre o que trata a Campanha. Depois é só enviar os formulários coletados para o Comitê Nacional do MCCE, no endereço que consta no próprio documento. O modelo do formulário e as informações de como montar um Comitê 9840 estão disponíveis na página eletrônica do movimento. http://www.mcce.org.br./

Ab
AndreBecker