domingo, 31 de maio de 2009

Choque de gestão do PSDB: mais um livro impróprio é distribuído a crianças de 9 anos

::

por Luiz Antônio Magalhães

Nem vale a pena comentar mais esta lambança da secretaria de Estado da Educação de São Paulo reproduzida abaixo, em matéria da Folha de S. Paulo. O que tinha de ser dito a este respeito já foi escrito aqui. Pelo visto, a área educacional tem tudo para virar o calcanhar de Aquiles do pré-candidato José Serra (PSDB) em 2010. Choque de gestão é isto aí, a desculpa da secretaria beira o ridículo...

Livro para adolescentes é entregue a crianças em SP

A obra, uma coletânea de poesias, tem frases como "Nunca ame ninguém. Estupre"

Volume faz parte do mesmo programa da rede estadual de ensino que teve um livro recolhido por conter palavrão e conotação sexual

por FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo de São Paulo enviou a alunos de terceira série (faixa etária de nove anos) um livro feito para adolescentes, que possui frases como "nunca ame ninguém. Estupre".

A coletânea de poesias faz parte do mesmo programa de melhoria da alfabetização que teve um livro recolhido por conter palavrões e expressões de conotação sexual: "Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol", também distribuída para a terceira série.

A nova obra, "Poesia do Dia -Poetas de Hoje para Leitores de Agora", foi enviada às escolas há cerca de duas semanas para ser usada como material de apoio. Foram distribuídos 1.333 exemplares.

"Não é para crianças de nove anos. São várias ironias, que elas não entendem", afirmou o escritor Joca Reiners Terron, autor do poema mais criticado por professores da rede, chamado "Manual de Auto-Ajuda para Supervilões".

Alguns dos versos são "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto"; e "Odeie. Assim, por esporte".

"Espero que o Serra [governador José Serra] não ache o texto um horror, como ele disse do outro livro. Horror é quem escolhe essas obras para crianças", disse Terron.

Em nota, a direção da Abril Educação (responsável pela Ática) afirma que o livro é recomendado para adolescentes de 13 anos, "indicação reforçada na contracapa, na apresentação e no suplemento ao professor".

Após questionamento da Folha, a Secretaria da Educação da gestão José Serra (PSDB) decidiu ontem retirar os livros das salas de aula. Os exemplares, no entanto, permanecerão nas escolas, para consulta de alunos mais velhos.

O entendimento é que os assuntos do poema devem ser abordados na escola, mas com supervisão de um especialista.

A secretaria não esclareceu como é feita a escolha dos livros. A sindicância aberta para apurar o caso do outro livro ainda não foi concluída.

Críticas

Professor da Faculdade de Educação da USP, Vitor Paro afirma que a escolha do livro para crianças de nove anos "é produto da incompetência e ignorância do governo".

"Por que os livros só foram retirados após o jornalista questionar? A análise não deveria ter sido feita antes?", diz.

A coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Angela Soligo, classifica como "um horror" o poema. "Tem uma ironia que talvez só o adulto entenda. É totalmente desnecessário para uma escola."

"Já é o segundo caso. Os professores ficam inseguros com o material", disse ela.

Fonte: Blog Entrelinhas

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: