quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dilma chega a 22%

::

por Luiz Antônio Magalhães

Praticamente todos os analistas políticos acham que 30% será o piso de qualquer candidato apoiado pelo presidente Lula. A nota abaixo, publicada no site do jornalista Lauro Jardim, mostra que a ministra Dilma Rousseff já está se aproximando deste piso - teria chegado a 22% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Vox Populi. Faltando um ano e meio para as eleições, é um patamar que coloca a ministra no jogo. A cada dia que passa, fica mais claro que a única alternativa à Dilma é mesmo o terceiro mandato do presidente Lula.

ELEIÇÕES 2010
Dilma: 22 por cento


Dilma Rousseff subiu e alcançou 22% do eleitorado, segundo uma pesquisa nacional que o Vox Populi fechou no fim de semana. A pesquisa foi encomendada pelo PT. Em todas as últimas sondagens até agora, Dilma aparecia com alguma coisa entre 10% e 13% das intenções de voto. José Serra, de acordo com a pesquisa Vox, mantém-se na liderança e no seu patamar habitual: na faixa de 40% das preferências dos brasileiros.

Se Dilma cresceu e Serra permaneceu onde sempre esteve, de que quem a ministra tomou votos? A pesquisa da Vox constata que Dilma Rousseff avançou sobre o eleitorado de Ciro Gomes e de Heloisa Helena - em todo o país, mas de modo mais visível no Nordeste.

Desde segunda-feira, a cúpula petista tem conhecimento da pesquisa. A ideia era detalhá-la somente para um núcleo mais fechado. Os planos iniciais, contudo, foram alterados com a internação de Dilma na segunda-feira à noite, por causa de complicações pós-quimioterapia. Como forma de acalmar os aliados, começou a propagação dos números.

José Dirceu ainda na noite de segunda-feira no Rio de Janeiro, deu detalhes da pesquisa para alguns petistas cariocas. Ontem, Gilberto Carvalho fez o mesmo em Brasília com diversos petistas.

A pesquisa cai como uma luva num momento em que Lula quer acalmar petistas e aliados a respeito das chances reais de Dilma chegar à presidência.

Fonte: Blog Entrelinhas

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: