quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Brasil em tribunal internacional

::

Por Henrique, no blog do Luis Nassif

Nassif, pesquisava no blog do Paulo Henrique Amorim acerca da censura imposta pelo governo estadunidense à divulgação de fotos sobre torturas cometidas por autoridades daquele país contra prisioneiros de guerra.

Deparei-me então com esta notícia sobre os massacres cometidos pela polícia de São Paulo em Maio de 2006 e que resultaram na morte de quase 500 pessoas. O jornal que a publicou é pra lá de confiável.

Trata-se do “the Independent”. Um grupo de senhoras, muitas delas mães de jovens executados pela polícia paulista, vai abrir processo contra o estado brasileiro em corte internacional. Aqui não foi publicada sequer uma linha sobre o assunto. Para detalhes basta acessar: clique aqui.

As mulheres brasileiras ameaçam processar Governo por violência policial

Um grupo de mulheres brasileiras indignadas com a recusa de investigar seriamente orgia de violência de uma semana, que matou quase 500 pessoas, estão ameaçando colocar Brasil em julgamento em tribunais internacionais.

Por Andrew Downie in Sao Paulo

Comentário de Luis Nassif:

O epísódio em questão foi o massacre que se sucedeu à invasão do PCC, em 2006, comandado pelo alucinado Secretário de Segurança de São Paulo, Saulo de Castro Abreu.

As mães acusam o governo de São Paulo de proteger os funcionários responsáveis pelos crimes. A matéria fala em ionvestigação independente que constatou que muitos dos civis foram mortos a sangue frio, com balas na cabeça ou no pescoço.

O início foi a invasão do PCC, que provocou a morte de 44 policiais e agentes prisionais. Depois de restabelecer a ordem, a Polícia matou mais de 400 pessoas.

Levantamento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro constatou que 197 pessoas levaram tiros pelas costas, 299 na cabeça e 152 na base do crânio.

Clique aqui para a matéria na Carta Capital.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: