domingo, 24 de maio de 2009

O comentarista da Globo, Gilmar e Paulo Lacerda

::

por Luiz Carlos Azenha

No dia 8 de abril de 2009 o comentarista Heraldo Pereira apareceu no Jornal da Globo para falar sobre o depoimento do delegado Protógenes Queiroz à CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas.

Na ocasião, o comentarista:

1) Disse que Queiroz procurou três deputados da oposição se dizendo "isolado" e ofereceu começar uma "guerra de denúncias" que envolveria o governo. "Diante dos holofotes da CPI, o delegado repetiu um discurso político que tem sido sua marca", disse Heraldo. "Pelo jeito, não convenceu nem a pequena claque de dois apoiadores que o seguiam pelo Congresso usando camisetas com frases de apoio", afirmou o jornalista.

2) No Pinga-Fogo, entrevistou como sendo de alas distintas -- governo e oposição -- os deputados Marcelo Itagiba e Raul Jungmann, que atuaram claramente em parceria durante a CPI, em defesa dos interesses do banqueiro Daniel Dantas.

3) Criticou Paulo Lacerda, dizendo que o ex-diretor da ABIN teria cometido "falta grave" ao permitir a participação de agentes da agência na Operação Satiagraha. Heraldo afirmou: "Quem insiste em dizer que os espiões atuavam informalmente, se esquece de uma lição primária de Direito administrativo: o funcionário público só pode fazer o que manda a lei expressamente. Será que existe alguma lei sobre participação informal em operações da polícia por parte de arapongas? Me parece que não, William".

Aqui você pode ver o vídeo

O curioso é que dias depois o Cloaca News (clique aqui para ir ao blog) revelaria que Heraldo Pereira é professor do IDP, Instituto Brasiliense de Direito Público, de propriedade de Gilmar Mendes.

site-camara_1.jpg

Mais alguns dias se passaram e a menção à aula ministrada por Heraldo "sumiu" do site do IDP, num episódio que nos lembrou da censura na TV Câmara, quando uma edição do programa Comitê de Imprensa "sumiu" do site da TV, justamente o programa em que um dos entrevistados era o jornalista Leandro Fortes, da CartaCapital, autor de várias reportagens críticas a Gilmar.

Agora, os blogs do Plínio Bortolotti (clique aqui para ir até lá) e o Cloaca News trazem outra novidade: o comentarista do Jornal da Globo também é "conselheiro estratégico" da TV Justiça, que é subordinada ao Supremo Tribunal Federal e, portanto, a Gilmar Mendes.

Clique aqui para ver no site da TV Justiça.

Tendo em vista que Gilmar Mendes teve participação direta e decisiva na polêmica que levou ao afastamento de Paulo Lacerda da ABIN, você considera que Heraldo Pereira deveria ter revelado que é funcionário de Gilmar antes ou depois do comentário que fez a respeito de Lacerda no Jornal da Globo?

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: