domingo, 24 de maio de 2009

Para não dizer que não falei do horror

::

abughraib8_0.jpg

abugrahib_gallery__319x400_0.jpgabughraib12.jpg

abugraib1_gallery__470x375_0.jpg

abughraib7.jpgabughraib6.jpg

2prisoner_gallery__470x311_0.jpg

prisoner_gallery__299x400.jpgabughraib13.jpg

abugrahib3_gallery__470x311_1.jpgabugrahib4_gallery__470x375_0.jpg

abughraib9_0.jpg

abughraib5.jpgabughraib10_0.jpg

abughraib11.jpg

Agência Efe

Vários meios de comunicação publicaram hoje quinze fotografias que mostram torturas nos cárceres do Iraque e Afeganistão, que supostamente formam parte das 2.000 imagens que o presidente de Estados Unidos, Barak Obama, quer evitar que venham à luz.

A difusão das fotografias partiu da televisão australiana SBS, que supostamente as comprou em 2006 no início do escândalo de Abu Ghraib e decidiu torná-las públicas agora.

As fotografias mostram prisioneiros desnudos e ensangüentados, um homem com uma mensagem gravada nas nádegas que diz "Sou um violador" em inglês, um prisioneiro algemado, outro com o corpo cheio de excrementos e outro pendurado com a cabeça para baixo e sem roupa, entre outras aberrantes imagens.

A Administração Obama anunciou na quarta-feira passada que recorrerá da decisão de um tribunal de permitir a desclassificação das 2.000 fotos, tal como havia solicitado a Associação Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, por sua sigla em inglês).

A Casa Branca alega que a publicação das fotos poderiam desencadear uma nova onda de anti-americanismo no mundo muçulmano que poria em perigo a vida dos soldados estadunidenses ali destacados.

O novo escândalo chega em mau momento para o presidente Obama, depois de que ontem anunciara o restabelecimento das comissões militares criadas por seu predecessor, George W. Bush, para julgar a presos suspeitos de terrorismo detidos na prisão de Guantánamo, em Cuba.

Traduzido do espanhol por Rosalvo Maciel

Original em Rebelión

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: