quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dilma, a peruca e a política

::

por Luiz Antônio Magalhães

A discussão da hora nos blogs direitosos é sobre a utilização, por Dilma Rousseff e seus aliados, da doença que a acometeu como "marketing político". Reinaldo Azevedo, por exemplo, não se cansa de escrever sobre o assunto. O exemplo do blogueiro da Veja é interessante porque ele diz que a imprensa entrou no jogo da ministra e passou a tratar com uma certa reverência a pré-candidata petista à presidência da República, evitando mostrar o tal uso político que ela estaria fazendo do câncer. A argumentação de Reinaldo é espantosa. Talvez ele não perceba, mas no fundo o que ele escreve é de um autoritarismo que beira as raias do absurdo. Reinaldão quer não apenas que a mídia fale do câncer da ministra como que acuse Dilma de fazer uso político da doença. E para provar a sua tese mequetrefe, apresenta, fora de contexto, frases de petistas do alto escalão em que supostamente ficaria clara a jogada de vitimizar Dilma e ganhar assim apreço da opinião pública.

Ora, qualquer pessoa sensata sabe que as coisas são mais complicadas do que isto. É difícil imaginar algo mais complicado do que apostar em uma doença para ganhar uma eleição. Quanto mais publicidade se dá ao câncer da ministra, mais intraquilo fica o eleitor. É natural e óbvio que seja assim. A ideia de Reinaldo de que tudo não passa de jogada política é exagerada e insensível. Ele mesmo, no fundo, talvez saiba disto. Mas também está fazendo a sua jogada política, qual seja a de pressionar a mídia a mostrar que Dilma usa a doença para fazer campanha - fato este seria considerado feio e imoral pelo povão. Felizmente, porém, tem gente com cabeça no lugar nas redações para não cair na armadilha preparada pelo direitoso blogueiro.

Porque, na verdade, não é bem disto que se trata. Dilma não vai parar de fazer política durante o tratamento, o que é ótimo; a imprensa está cobrindo o assunto com o estardalhaço que ele provoca - a imagem da ministra de peruca não é uma miragem, é realidade -; e não deu, até agora, para perceber nenhum tipo de condescendência por parte da imprensa. Se o doente fosse José Serra e não Dilma Rousseff, Azevedo estaria espumando contra qualquer analista que dissesse que o governador faz uso político da sua doença... É preciso ler os blogs de ultradireita pelo que eles são: peças de propaganda ideológica a serviço da tentativa de apear Lula e o PT do governo federal. Nada mais do que isto.

Fonte: Entrelinhas

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: