domingo, 2 de março de 2008

Feios, sujos e malvados - fonte: http://www.cartacapital.com.br


Redação CartaCapital

O Brasil continua mal na fita. Somos um país corrupto, desigual, racista, violento e impune. Eis o triste retrato preliminar da Revisão Periódica Universal sobre os direitos humanos realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O diagnóstico foi feito com base em dados coletados pelos próprios representantes da instituição e 22 organizações não-governamentais (ONGs). Falta o governo enviar as informações pedidas pela ONU, o que ocorrerá em março, segundo o ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

No documento, a ONU dá um puxão de orelhas no governo brasileiro, que não teria cumprido o prazo, de um ano a partir de 2005, para sanar os abusos com relação às expulsões de populações indígenas de suas terras, execuções extrajudiciais, tortura, superpopulação e condições desumanas no sistema carcerário.

Segundo a organização, “a violência em todas as idades aumentou na última década, transformando o assunto em um dos mais sérios desafios enfrentados pelo País”. Também enfatiza que “os homicídios de adolescentes entre 15 e 19 anos quadruplicaram na última década”. É a principal causa de mortes entre brasileiros de 15 a 44 anos, a maioria composta por jovens do sexo masculino, negros e pobres. Estima-se em cerca de 50 mil o número de assassinatos por ano.

Em relação à tortura, o relatório diz que é prática generalizada para arrancar confissões e que os juízes são tolerantes. Preferem nomeá-la de “abuso de poder”. Na lista das mazelas, consta ainda que 50 milhões de cidadãos vivem na miséria e que o Brasil é um dos cinco países mais desiguais do mundo.

fonte: http://www.cartacapital.com.br
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: