terça-feira, 28 de julho de 2009

Lula teme Aécio como candidato à presidência

::

do Correio Braziliense

Planalto avalia que seria mais fácil vencer de Serra, já que teme crescimento do governador de Minas em função de sua boa relação com o PMDB e a esquerda e capacidade de articulação
Daniel Pereira - Correio Braziliense
Brasília – Não são apenas o DEM e uma parcela dos tucanos que estão preocupados com a demora do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para assumir, em público, sua pré-candidatura à Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da coordenação política monitoram os humores de Serra, sobretudo a possibilidade de ele desistir da corrida ao Palácio do Planalto. Para Lula, o ideal é a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, enfrentar o paulista em 2010. Afinal, seria mais fácil a “mãe do PAC” vencê-lo do que derrotar o governador Aécio Neves, o outro presidenciável do PSDB.
“A Dilma chegou a 20% das intenções de voto. Já está bom. Vamos torcer para ela não subir mais até o fim do ano. Assim, o Serra não desiste”, diz, num misto de seriedade e brincadeira, um dos ministros mais influentes do governo. Os boatos sobre a desistência do governador, que tentaria a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, correm os meios empresarial e político paulistas, com repercussões nos bastidores de Brasília. Em público, no entanto, ninguém admite tal possibilidade.
Apesar de aparecer com pelo menos 40% nas pesquisas de intenção de voto, Serra é considerado por Lula um concorrente menos difícil de ser batido devido, entre outros, às alianças que fechará no próximo ano. Mantido o cenário atual, ele marchará ao lado do DEM e do PPS. Fechará uma coligação pequena, formada pelos oposicionistas mais ferrenhos, os quais, segundo auxiliares de Lula, não têm votos e estão perdendo espaço eleição após eleição.
Aécio tem cerca de 15% da preferência do eleitorado, de acordo com pesquisas recentes. Mas, segundo governistas, conta com trunfos para dar uma arrancada em 2010. Neto do ex-presidente Tancredo Neves (PMDB), ele seria capaz de encerrar o noivado dos peemedebistas com Dilma e fechar uma parceria com o maior partido do país. Aécio também mantém ótima relação com legendas de esquerda. São frequentes as aparições públicas do governador ao lado do deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB à Presidência.
Lula quer tirar Ciro da disputa presidencial. Assim, espera que os votos dele migrem para Dilma. Essa transferência é dada como certa caso o adversário seja o governador de São Paulo, José Serra. Se for Aécio, a situação muda. Na semana retrasada, o governador mineiro e o deputado se encontraram e, juntos, conversaram com a imprensa. Ciro aproveitou para desancar com Serra. “Os métodos dele são conhecidos. Ele não enfrenta adversários com as linguagens naturais do antagonismo político-eleitoral. Trata-os como inimigos a serem destruídos”, criticou o parlamentar. Aécio não interveio.
Para governistas, Serra tem outra desvantagem: menos trânsito no sistema financeiro e no setor produtivo. As relações do governador com os usineiros paulistas, por exemplo, são conturbadas. Em conversa com o Estado de Minas na quarta-feira, um ministro se divertia com o fato de o mercado prever taxas de juros mais altas em 2010 devido à liderança de Serra nas pesquisas. O tucano seria alvo da mesma fritura que fustigou os calcanhares de Lula na campanha de 2002. “Ele poderia ser um dos nossos”, disse o ministro, referindo-se às opiniões semelhantes de Serra, Dilma e Lula sobre política monetária.

Fonte: Vi o Mundo

::
Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

QUEM É DONO DO CONTÊINER CHEIO DE PEÇAS DE AVIÃO????

E não é que voa?

Há gente mais importante envolvida na Operação Luxo, deslanchada pela Polícia Federal, em Fortaleza (CE).
Ela se desdobrou no Rio de Janeiro, com a prisão do Almirante Euclides Janot, ex-comandante em chefe da esquadra da Marinha Brasileira e, em São Paulo, com a prisão da empresária Tânia Bulhões.

Mas há um mistério no ar. A PF encontrou um contêiner com peças contrabandeadas para um jatinho particular que está avariado.

Como o processo corre em “segredo de Justiça”, está encoberto, por ora, o nome do famoso proprietário cearense do avião.
(fonte:Maurício Dias- CartaCapital)


ATENÇÃO PRESTIMOSA IMPRENSA:
Estadão, Folha, Veja, Globo...
Vamos colocar seus repórteres para vazar a notícia. É fácil, fácil...
heheheh. Quem será o empresário cearense que tentou dar um "jéitinho"?