quarta-feira, 7 de maio de 2008

DOSSIÊ X BANCO DE DADOS

Por que Dias vazou os dados de Dna. Ruth ?

por Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1117


Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

. O PiG e sua expressão física no Congresso se debatem sobre o que houve com os dados que mostram as despesas de Dna. Ruth Cardoso com ingressos de teatro na Europa: se fazem parte de um “dossiê” ou de um “banco de dados”.

. Foi o que se observou no depoimento da Ministra Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, no Senado.

. É interessante que o PiG e a oposição se esquecem de que quem vazou os dados de Dna. Ruth foi o senador tucano Álvaro Dias – segundo ele próprio, Dias confessou.

. Diante disso, cabe perguntar: com que objetivo, cui prodest, a quem beneficia o senador tucano vazar informações sobre Dna. Ruth ?

. O Conversa Afiada oferece uma humilde contribuição a esse inútil debate, com duas definições interessantes.

. Além das conotações mencionadas pelo Houaiss, cabe ressaltar que a palavra “dossiê” adquiriu, na política brasileira, um caráter pejorativo – por causa, sobretudo, dos “dossiês” que o presidente eleito José Serquércia costuma inspirar contra seus adversários.

. Clique aqui para ler sobre “Hillary vai contratar equipe de Serra”

. Vamos às definições:

Dossiê, segundo o Houaiss:

1. série de documentos importantes que tratam, revelam a vida de um ou mais indivíduos, de um país, de uma instituição etc.
1.1 a pasta, arquivo ou fichário que contém estes documentos


“Banco de dados”
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.
Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.


Leia também:

Serra e FHC, os gênios da política

Terceira Via: FHC vai cortar os pulsos

PT de Minas se livra de São Paulo

Todos contra São Paulo: como em 1930

Todos contra São Paulo II – Revolução de 30

Fonte: Conversa Afiada


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: