sábado, 31 de maio de 2008

Campanha da FreePress (EUA), a partir do livro de McClellan, lançado lá, há dois dias.


por Caia Fittipaldi

Nós, pelo menos, já sabemos da história deste livro, desde o primeiro momento.

Eu não leio jornais brasileiros, nem assisto à televisão brasileira. Então estou sem saber se o negócio foi noticiado aqui.
Foi? (Quem puder mandar, mande, por favor, o que tenha sido publicado no Brasil sobre este assunto deste livro.)

E o caso do livro também estava, ontem, na TV francesa, na BBC, na Al-Jazeera, na televisão da Costa do Marfim e no "Direto da Redação" -- o jornal eletrônico do Eliakim de Araújo, que trabalha em Miami, e na televisão espanhola e na televisão australiana. Nestes, eu vi com meus próprios olhos e ouvi com meus ouvidos. Estava também na televisão coreana e na televisão japonesa -- mas nesses casos só vi com meus próprios olhos e não entendi nada, mas o livro, sim, eu vi, e tava lá.


Mando aí, então, a campanha que os ativistas do FreePress já estão fazendo, contra os DES-jornalões de propaganda de DES-democratização que, nos EUA, ajudaram a inventar a invasão do Iraque -- o que está contado, nos mínimos detalhes, no livro do McClellan.

Eles estão mandando cartas aos congressistas, dizendo que "não desistiremos, até que todos os jornalistas que foram comandados pela 'comunicação' da Casa Branca sejam denunciados e demitidos".

Seria uma boa campanha pra fazer aqui, dirigida à 'comunicação' do governo Serra-erra-erra e à 'comunicação' do governo Aécio. Mas, p'ra isto, teríamos de depender menos, na blogosfera, de outros jornalistas.

No Brasil, em matéria de combater os DES-jornalões, os DES-jornalistas e o DES-jornalismos, estamos em posição semelhante à que estaríamos se, para exigir mais vacinas, dependêssemos da solidariedade do micróbio.

O exemplo mais espantoso de o quanto o jornalismo de democratização é sitiado, no Brasil, pelo 'jornalismo' padrão-Globo, padrão-Veja, padrão-Estadão, padrão-FSP, é que temos um ministério da comunicação social que nada comunica a nenhuma sociedade (porque é ministério JORNALÍSTICO à moda padrão-Globo e, em matéria de jornalismo, só conhece o jornalismo padrão-Globo).

Fonte: Blog do Bourdoukan

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: