Amigos, boa noite. Escrevo a essa hora da madrugada pois geralmente é quando consigo tempo para me dedicar a esta atividade de crítica de mídia. Escrevo e não reclamo, pois cada hora de sono roubada é muito bem recompensada quando percebo que tenho conseguido passar a mensagem que quero passar. Mas o propósito deste comentário é outro. O fato é que em março deste ano alugamos uma salinha no centro do Rio, em parceria com a revista Consciência.Net. O endereço, para quem quiser nos visitar, é: Rua do Ouvidor 50, 5o andar. É quase esquina com a Av. Primeiro de Março. A conquista desse espaço é uma vitória para o Fazendo Media, que conseguiu alugar sua primeira sede após cinco anos de trabalho. Entretanto, corremos sério risco de perdê-la. Em nossa última reunião mensal, realizada sexta-feira passada, dia 16 de maio, chegamos à conclusão de que nosso "caixinha" seria suficiente apenas para o pagamento de mais dois meses de aluguel. A receita projetada com a venda de assinaturas não se confirmou e, como não temos anúncio (a não ser os do Google, que até hoje não conseguimos sacar), a triste solução será entregar as chaves. Entretanto, como este fazendomedia.com possui 2 mil visitantes únicos por dia e circula por um número incalculável de pessoas via correio eletrônico, antes de desistir da sala vou fazer um apelo a cada um de vocês que me lê: faça uma assinatura do Fazendo Media impresso ou uma doação de qualquer valor. Sua contribuição pode ser decisiva para a continuidade do nosso trabalho, cujo objetivo final é a democratização dos meios de comunicação no Brasil.
Assinatura: Conta para depósito: |
Após o depósito, escreva para assinatura@fazendomedia.com e informe nome, telefone de contato e endereço completo (com CEP) para completar sua assinatura.
Campanha de ajuda ao Fazendo Media continua
Uma semana após o início da campanha, apresento aqui os resultados: duas doações e três assinaturas. Além disso, recebi um telefonema da revista Caros Amigos, que vai publicar um anúncio em sua edição impressa de julho, e a solidariedade de blogs amigos, como o do Eduardo Guimarães, presidente do Movimento dos Sem-Mídia, e do Blog do Mello. A Carta Maior publicou ontem, com chamada na capa, uma matéria solidária, conclamando seus leitores a contribuírem com nossa luta para manter a sede do jornal (Rua do Ouvidor 50, 5o andar - centro do Rio de Janeiro). Além disso, uma pequeno empresário de São Paulo entrou em contato comigo e estamos negociando a veiculação de anúncio aqui no www.fazendomedia.com, embora não tenhamos acertado nada por enquanto.
Para ser muito sincero, o resultado dessa primeira semana me surpreendeu. Positivamente. Quando todos dizem pra você desistir dos projetos utópicos e tocar a vida, surgem pessoas de diversos cantos do país dispostas a ajudar. Aliás, isso me faz lembrar da faculdade. Houve uma época em que professores e certos pais de integrantes do Fazendo Media diziam, repetidamente: "Não há espaço para esse tipo de divagação no mercado", "Vocês escrevem esse tipo de coisa porque estão no primeiro ano, depois vão parar e se adequar". A partir deste ponto de vista, fico feliz de nunca ter me adequado. Nem quando arrancavam nossos cartazes de divulgação, ou tentavam, como os inquisidores da Idade Média, censurar a veiculção do nosso impresso, simplesmente jogando tudo no lixo. Também havia professores que concediam 2 pontos a mais na média final dos coleguinhas que já estagiavam em algum veículo das corporações de mídia.
Nada disso nos fez esmorecer. Muito pelo contrário. De 2003 até hoje, publicamos 65 edições impressas e seguramente mais de mil textos em nossa página. Nunca abrimos mão de criticar as corporações de mídia e o sistema capitalista desumano que elas sustentam. Fomos até homenageados pela Assembléia Legislativa do Rio em virtude de nosso trabalho no campo dos Direitos Humanos. Mas o reconhecimento maior, aquele que me emociona e me alimenta, que me faz continuar nessa empreitada, vem daqueles leitores que nos escrevem do Pará, interior de São Paulo, Bahia, Amazonas, Minas e etc. com a seguinte mensagem: "Obrigado, a partir de agora vou receber as notícias da mídia com outro olhar".
É por esse motivo que volto a pedir a ajuda dos leitores já conscientizados sobre a importância de mostrar como essa mídia opera. Pra que possamos continuar chegando - e cada vez mais longe - até aqueles leitores que ainda não foram despertados. Esses podem ser decisivos na transformação, ou não, da sociedade em que vivemos. Faça sua assinatura ou doação!
Fonte: Fazendo Media
Nenhum comentário:
Postar um comentário