sábado, 31 de maio de 2008

A crise não é dos alimentos

por Marcelo Salles

A crise mundial de alimentos não é somente um desajuste entre a oferta e a demanda, mas uma crise do modelo de sistema agroalimentar. A opinião é de Renato S. Maluf, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira (28) à Agência Brasil. "Essa crise, na nossa avaliação, não é uma crise apenas conjuntural de desajuste entre oferta e demanda momentânea. Essa elevação de preços é a expressão de uma crise mais profunda do próprio modelo do sistema agroalimentar".

Se de acordo com a ONU a produção de alimentos no mundo permitiria alimentar 14 bilhões de habitantes e apenas 7 bilhões de seres humanos vivem no planeta, então qual é o problema? Dado curioso esse, não? Mas nunca o vi estampado na capa de um jornal de grande circulação.

O que escondem do povo é a verdadeira causa da fome, que atinge 72 milhões de pessoas só no Brasil (IBGE/2006): o monopólio crescente na produção de alimentos. Empresas privadas como Bungee, Cargill, Monsanto e Nestlé controlam a quase totalidade da produção agroindustrial, enquanto outro monopólio - ligado ao primeiro - controla a distruição dos generos alimentícios, como Wall Mart.

Recomendo vivamente a leitura de reportagem publicada no jornal A Nova Democracia.

Fonte: Fazendo Media


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: