terça-feira, 20 de maio de 2008

Seminário:Preconceitos e estereótipos - Inverter a situação: questionário para heterossexuais

Se non é vero
por Renato Pompeu - Caros Amigos, edição 134, maio de 2008

Antigamente, se usava muito citar o ditado italiano "Se non è vero, è ben trovato", que significa mais ou menos "Se não é verdade, é bem sacado".
É isso que se pode dizer de uma nota na Internet, retransmitida na lista argentina reconquistapopular e originada de http://www.diariodeamerica.com/front_notas_list.php?id_autor=163.
Segundo essa publicação americana em língua castelhana, que faz oposição ao governo Zapatero na Espanha, foi distribuído a alunos de 14 anos, no terceiro ano do secundário, num Instituto Móstoles (Madri), o seguinte questionário:

"Seminário:Preconceitos e estereótipos - Inverter a situação: questionário para heterossexuais

1. Que você pensa que causou a sua heterossexualidade?
2. Quando e como você decidiu que era heterossexual?
3. É possível que a heterossexualidade seja apenas uma fase que você possa superar?
4. É possível que a sua heterossexualidade derive de um medo neurótico em relação às pessoas do seu próprio sexo?
5. Se você nunca teve relações com uma pessoa do seu próprio sexo, não pode ser que o de que você precisa é um bom amante do seu próprio sexo?(...)
8.Por que você insiste em ostentar sua heterossexualidade? Por que você não pode ser simplesmente quem é e ficar numa boa?(...)
10. Parece haver muitos poucos heterossexuais felizes. Foram desenvolvidas técnicas que podem ajudá-lo a mudar. Você já considerou a possibilidade de fazer terapia de aversão?
11. Considerando a ameaça que constituem a fome e a superpopulação, a raça humana poderia sobreviver se todos fossem heterossexuais como você?"

Semanas depois de ter sido distribuída no jornal americano e na lista argentina, a nota não havia sido desmentida por ninguém. Mesmo que o questionário não seja verdadeiro, no entanto ele é bem sacado: afinal, vivemos fazendo perguntas semelhantes aos homossexuais, mas não nos sentimos bem quando são dirigidas a nós, heterossexuais.

por Renato Pompeu - renatopompeu@carosamigos.com.br
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: