quinta-feira, 8 de maio de 2008

DOIS JEITOS DE TRATAR OS POBRES.

Editorial da edição de maio da Revista Caros Amigos

Na maior cidade do hemisfério sul, desenrola-se uma política perversa que o eufemismo oficialista classifica de “revitalização do centro”.

Consiste em identificar locais habitados pela pobreza no chamado centro “expandido”, em cortiços, favelas, ocupações, loteamentos “irregulares”. E, então, promover a “limpeza social”, mediante ações disfarçadas em legalidade ou simplesmente truculentas, empurrando os pobres cada vez mais para os confins da metrópole, onde se repetirá o ciclo – loteamento irregular, ocupação à beira de mananciais, de encostas, até nova expulsão.

Não tem ocorrido ao atual “establishment” municipal revitalizar o centro de São Paulo revitalizando os pobres, dando-lhes a chance de ascender a melhores condições de vida
e de permanecer onde estão. Eis o tema de nossa reportagem principal.

No extremo oposto desse tipo de atitude diante de nossos semelhantes, vamos encontrar a ação do principal entrevistado do mês, o neurocientista Miguel Nicolelis, autor de recente proeza que aturdiu o mundo: mostrou que a “força do pensamento” pode mover um robô no outro lado do mundo. Ele escolheu justo a região mais pobre do país, o Nordeste, para cravar o primeiro instituto de ciências com o qual pretende iniciar uma rede que atenderá mais de 1 milhão de crianças.

Fanático pelo Palmeiras, por futebol e pelo Brasil, demonstra
a simplicidade dos verdadeiros gênios. Também não registramos memória, em nossa redação, de
um entrevistado ou entrevistada que tenha se emocionado a ponto de chorar – o que aconteceu quando ele falou dos brasis que estão acontecendo e ninguém dá
notícia, ou das crianças que seu instituto acolhe e só precisam de carinho e atenção para despontar, sem medo de fazer perguntas, a montar robôs, a olhar no telescópio, a medir a lua de Júpiter.

A ciência, avisa Nicolelis, é uma questão de soberania nacional. Promove transformação social.


Estamos desde fevereiro sem a seção De Repente, do nosso Nicodemus Pessoa, que se encontra em tratamento de saúde e a quem desejamos pronto restabelecimento.

Fonte: Caros Amigos


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: