segunda-feira, 7 de abril de 2008

Kassab opera como tucano e bota caminhões para correr


O jeito tucano de administrar crises é algo muito especial. E mesmo sendo um Demo, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab leu muito bem a cartilha. Primeiro, deixam a crise atingir seu ápice, ao mesmo tempo estimulam a mídia a clamar por soluções, depois começam a discutir como resolver o problema para a parte da população para a qual de fato governam. Ao final, anunciam medidas e fazem um estardalhaço midiático que cria uma sensação de que estão trabalhando como “nunca na história deste país”.

O prefeito Kassab acaba de dar uma entrevista na Rádio Jovem Pan onde deveria explicar o que aconteceu com a obra do que um dia foi o Fura Fila e agora se tornou Expresso Tiradentes. Uma parte desse enorme viaduto desabou na madrugada de hoje e o trânsito de São Paulo que já é um lixo está ainda pior. Ele enrolou, enrolou, falou dez vezes que sua “sensanção de engenheiro” o leva a acreditar que isso e aquilo e então disse que hoje deve anunciar a ampliação do horário do rodízio, que deve passar a começar às 6 h da manhã e não às 7h. E terminar às 21h, não às 20h. Continuaria terminando às 10h no período da manhã e começando às 17h no período da tarde.

Mas a novidade que será apresentada como panacéia é a decisão de proibir a carga e descarga de caminhões no período das 6h às 21h.

E o prefeito está treinadinho, disse que ninguém teve coragem de fazer isso, mas que ele terá. Ou seja, a dupla Serra-Kassab parou todas as obras que vinham sendo realizadas no governo Marta Suplicy, como a integração da cidade a partir de corredores que dão mais agilidade para o transporte público, e agora, depois da instalação do caos, a culpa é dos outros.

Danado esse Kassab. Se fosse o Alckmin ficaria bem esperto com ele leu direitinho a cartilha tucana. E vai desafiá-lo com as mesmas armas. Mesmo com seus 28% da última pesquisa DataFolha, Alckmin vai ter de suar a camisa para disputar o segundo turno com Marta.

As lições do professor Serra sobre como adestrar a mídia foram bem aprendidas pelo prefeito. Ele vai dar trabalho, podem acreditar. Até porque, essa foi a "primeira vez na história desse país" que vi o desabamento de uma obra ser tratada como se fosse notícia boa. Caiu o viaduto, mas ao menos os caminhões vão deixar as ruas.
Fonte: Revista Fórum - Blog do Rovai
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: